aceleração é a taxa de variação da velocidade em relação ao tempo, ou seja, é a rapidez com que a velocidade de um corpo varia. É uma grandeza vetorial que, como tal, possui módulo, direção e sentido.
metro por segundo ao quadrado
Resposta: Significa que a cada um segundo a velocidade aumenta em 10m/s. Isto é, um corpo sujeito a essa aceleração de (10 m / s²) tem a sua velocidade aumentada ou diminuída em (10 m / s) a cada segundo que passa.
O movimento é considerado acelerado quando os vetores velocidade e aceleração possuem o mesmo sentido. Já o movimento retardado é o decorrente quando o módulo da velocidade diminui com o decorrer do tempo. O movimento é considerado retardado quando os vetores velocidade e aceleração possuem sentidos contrários.
Um movimento será acelerado quando os vetores velocidade e aceleração possuírem o mesmo sentido. No caso de sentidos opostos, é considerado como um movimento retardado.
Dizemos que um movimento é acelerado quando o módulo da velocidade escalar aumenta com o tempo. Dizemos que o movimento é retardado quando o módulo da velocidade diminui com o tempo.
No movimento retilíneo uniformemente acelerado, a aceleração é constante, diferente de zero e positiva, já no movimento retilíneo uniformemente retardado, a aceleração é constante, diferente de zero e negativa.
A DIFERENÇA É QUE O MOVIMENTO RETILÍNEO UNIFORMEMENTE ACELERADO É AQUELE QUE VAI SEMPRE EM UMA RETA UNIFORME E COM UMA TENDÊNCIA DE ACELERAÇÃO E O MOVIMENTO RETILÍNEO UNIFORMEMENTE RETARDADO TEM UMA TENDÊNCIA A PERDER VELOCIDADE POR FALTA DE IMPULSO E DE UMA FORÇA MOTRIZ.
No movimento retilíneo uniforme não há aceleração e portanto a velocidade é constante ao longo do tempo. No MRUA, a velocidade varia conforme o passar do tempo segundo a variável da aceleração, que pode positiva ou negativa.
Resposta. O movimento uniforme sempre mantem sua constância, ou seja, a velocidade é sempre a mesma porque o as distancias percorridas por ele sempre gastam o mesmo tempo.
A velocidade de um corpo nos diz quão rapidamente ele se move. A aceleração nos diz com que rapidez a velocidade muda. A aceleração é a mudança de velocidade dividida pelo tempo. A palavra “aceleração” aplica-se tanto para o aumento quanto para a diminuição da velocidade.
Velocidade é a grandeza vetorial que possui módulo, direção e sentido. Diretamente ligada à variação da posição, relaciona a distância percorrida por um corpo em um determinado intervalo temporal. O estudo da velocidade pode ser dividido em velocidade média e velocidade instantânea.
A velocidade na educação física é a capacidade de produzir um movimento/deslocamento, de uma parte do corpo ou o seu todo, mas também de pensar e encontrar uma resposta para resolver determinada tarefa, no mais curto espaço de tempo.
Velocidade de uma reação: a rapidez com que os reagentes são consumidos ou a rapidez com que os produtos são formados. ... Nesse mesmo tempo t, a concentração do produto B formado é máxima.
Define-se, então, uma grandeza denominada velocidade média de reação num dado intervalo de tempo ( D t) como sendo a variação da concentração de um reagente ou de um produto por unidade de tempo.
Resposta: o conceito de velocidade média de uma reação química é o quociente da variação da molaridade de um dos reagentes, ou produtos, da reação pelo intervalo de tempo em que essa variação ocorre.
A velocidade instantânea de uma reação compreende um conceito de Equilibrio Químico, sendo definida como a velocidade de um momento exato da reação química em si.
A velocidade escalar instantânea é considerada um limite da velocidade escalar média, quando o intervalo de tempo é zero. ... Dentro dos conceitos físicos, esse valor expressa que um móvel sofrerá um deslocamento de 40 km caso mantenha constante essa velocidade por uma hora, ou seja, 40 km por hora.
A velocidade média é o deslocamento que um móvel percorre no espaço, enquanto velocidade instantânea é a velocidade que acontece num dado instante. A velocidade média é igual à velocidade instantânea, ou seja, ambas são a razão entre a distância percorrida e um intervalo de tempo.
Em física, a velocidade relaciona a quantidade de espaço percorrido com o tempo usado para fazer esse trajeto. Quanto menor o tempo que você usa para decorrer um certo percurso, maior será a sua velocidade. Um exemplo é a velocidade da luz, que é a relação do tempo que a luz demora para se prorrogar em algum ambiente.
Os principais tipos de velocidade
A velocidade de cruzeiro é uma faixa de velocidade que mantendo-se dentro dela, o desgaste do motor da embarcação é menor. Essa faixa varia utilizando em média 50 a 60% da rotação máxima do motor.