Segundo Platão, atingir o conhecimento implica converter o sensível ao inteligível – ou seja, despertar, reviver e relembrar esse conhecimento esquecido. Dessa forma, a alma se liberta das aparências para se abrir ao conhecimento das ideias verdadeiras.
Ideia, segundo Platão, é um principio inteligível, que não sofre geração nem corrupção, sendo, portanto, fundamento do conhecimento das coisas. ... Na verdade, este tem o seu modo de ser, de existir somente por participar das ideias do mundo inteligível. O inteligível transcende o sensível e o determina.
A teoria do conhecimento, ou gnosiologia, é uma área da filosofia voltada para a compreensão da origem, natureza e a forma que tornam possível o ato de conhecer pelos seres humanos. Como disciplina da filosofia, a teoria do conhecimento surgiu na Idade Moderna, tendo como fundador o filósofo inglês John Locke.
Resposta. Para Platão a ética está relacionada com a Filosofia política sendo essa o terreno próprio para a vida moral. Assim ele busca um estado ideal utópico, uma pessoa que conheça a essência geral do bem sabe que só pode ser feliz se agir demonstrando a adoção de condutas tidas como adequadas.
Ética Socrática é aquela caracterizada por bom caráter e valores morais. A posição ética de Sócrates argumenta que o homem não é mau, mas é ignorante. Esse ponto de vista é chamado de "intelectualismo moral" e afirma que a virtude pode ser conhecida e, acima de tudo, pode ser ensinada, no princípio do "eu".
É a doutrina que procura a mediania entre racionalismo e o empirismo ( foi uma teoria do conhecimento que afirma que o conhecimento vem apenas ou principalmente , a partir da experiência sensorial .), tendo levemente para o último . Segundo ela , a consciência cognoscente lê na experiência os conceitos .
A importância de Sócrates na filosofia se dá pelo fato de sua metodologia ensinada a cerca das teorias das coisas. ... Dessa forma, Sócrates indagava pessoas e as faziam chegar a conceitos e respostas por meio de conhecimentos que as mesmas já sabiam, com isso, tal feito fazia uso da razão humana.
Resposta. Sócrates foi um importante filósofo grego, seu método era dialógico: ensinava as pessoas a chegarem às suas próprias definições por meio de perguntas e respostas. A importância de Sócrates para a história da filosofia é tal que todos aqueles que vieram antes dele são chamados de pré-socráticos.
Resposta: socrates acreditava que a verdade vinha conosco desde o nascimento, e ela tinha que ser expelida com o usa da dialética .
Resposta: Segundo a concepção socrática, o ser humano é a alma.
Para Sócrates os homens deveriam assumir a sua participação nos acontecimentos e não mais atribuírem tudo aos deuses. Sócrates foi então acusado de corromper a juventude e condenado à morte. Sua pena foi a ingestão de um veneno chamado cicuta.
Já Sócrates fazia oposição aos sofistas, pois discordava do relativismo moral dos sofistas, assim como de ensinar uma retórica puramente persuasiva. ...
Sócrates considerava-se uma espécie de “parteiro de ideias”, pois ele não criava ideias novas, apenas as retirava da mente das pessoas. Seu papel era, segundo ele mesmo, sempre dialogar e questionar, nunca aceitando um conhecimento prévio como uma verdade indiscutível sem antes analisar e criticar aquilo que era dito.
A verdade filosófica. Em outras palavras, a verdade espelha aquilo que é, o problema é encontrar a essência do que as coisas são, adquirir a certeza incontestável sobre algo, o que geraria uma atitude dogmática. ... Na filosofia e nas Ciências Humanas paradigmas coexistem e não se anulam.
Geração Espontânea. homem possa conhecer a verdade, estando ela inserida em um contexto metafísico ou não. ... Desse modo, dentro do registro do pensamento dogmático, seria possível conhecermos a essência das coisas em si mesmas, ou seja, uma verdade absoluta.