Considera-se leucopenia a contagem total de leucócitos abaixo do limite inferior normal para a população. De maneira geral, a contagem de leucócitos é normal entre 3.
A neutropenia é um número anormalmente baixo de neutrófilos (um tipo de glóbulo branco) no sangue. A neutropenia, quando grave, aumenta significativamente o risco de infecções com risco à vida. Muitas vezes, a neutropenia é um efeito colateral do tratamento de câncer com quimioterapia ou radioterapia.
O diagnóstico é feito pela contagem com diferencial de leucócitos, mas a avaliação requer a identificação da causa. Se houver febre, presume-se infecção e tratamento empírico imediato com antibióticos de largo espectro é necessário, sobretudo se a neutropenia for grave.
A neutropenia ocorre em cerca da metade dos pacientes em quimioterapia e é comum em pacientes com leucemia. O tratamento do câncer pode causar neutropenia de várias maneiras: Alguns tipos de quimioterapia podem afetar a medula óssea, que deixa de produzir os elementos do sangue, reduzindo a produção de neutrófilos.
Introdução: Neutropenia cíclica é uma doença hematológica rara, caracterizada por períodos de diminuição na contagem de neutrófilos, associada com presença de lesões aftosas recorrentes. A presença das lesões aftosas é considerada como um importante fator nesta entidade.
Eosinopenia define a diminuição absoluta nos números de eosinófilos circulantes (NELSON & COUTO, 000). 1 – Iatrogênica: Os pacientes em tratamento com corticosteróides irão naturalmente, apresentar uma eosinopenia.
Leucopenia é a baixa de leucócitos totais, pode ser secundária a baixa produção, destruição ou sequestro em algum orgão ou tecido. O paciente pode ter leucopenia sem neutropenia e vice versa. A neutropenia (baixa de um subtipo dos leucócitos - responsáveis pela defesa aguda) pode ser leve , moderada ou grave.