A facilitação neuromuscular proprioceptiva (FNP) é uma técnica fisioterapêutica que vem sendo utilizada para melhorar o desempenho físico de atletas, de portadores de disfunções orgânicas e de sedentários saudáveis2-5.
Existem três métodos de FNP: o método contração-relaxamento (CR), o método contração-antagonista (CA) e uma combinação dos 2 – contração-relaxamento-contração-antagonista (CRCA). O CR envolve contrair, manter, relaxar e alongar o músculo alvo.
O objetivo do método Kabat é promover um movimento funcional por meio da inibição, do fortalecimento e do relaxamento de grupos musculares. ... Guiar o movimento com a utilização de contatos manuais adequados e resistência apropriada. Ajudar o paciente a obter coordenação motora e sincronismo.
Inicialmente desenvolvido por Kabat, e em seguida por Knott e Voss, a Facilitação Neuromuscular Proprioceptiva (PNF) tem como objetivo permitir aos Terapeutas analisar e avaliar o movimento do paciente e, ao mesmo tempo, facilitação de movimentos de movimentos mais eficientes.
A Sigla PNF vem do nome do conceito em Inglês, Proprioceptive Neuromuscular Facilitation. Em Português, Facilitação Neuromuscular Proprioceptiva.
A facilitação neuromuscular proprioceptiva (FNP/PNF) é, mais do que uma técnica, uma filosofia de tratamento, baseada no conceito de que todo ser humano, tem um potencial ainda não explorado.
Os processos básicos são: padrão de facilitação, estímulo de estiramento, tração-aproximação, reflexo de estiramento, contatos manuais, comando verbal, estímulo visual, resistência, irradiação e reforço, sincronização de movimentos.
Facilitação neuromuscular proprioceptiva (FNP) é um método que promove e acelera a resposta dos mecanismos neuromusculares através da estimulação dos receptores do sistema nervoso. ... O funcionamento destas é dependente do grau de excitação dos motoneurônios.