Concordância verbal é a relação estabelecida de forma harmônica entre sujeito e verbo. Isso quer dizer que quando o sujeito está no singular, o verbo também deve estar; quando o sujeito estiver no plural, o verbo também estará. Exemplos: Eu adoro quando as flores desabrocham na Primavera.
Embora haja a regra básica de concordância verbal com o sujeito gramatical, existem diversos casos específicos.
8) Quando o sujeito é o pronome relativo "quem", pode-se utilizar o verbo na terceira pessoa do singular ou em concordância com o antecedente do pronome. Exemplos: Fui eu quem pagou a conta. / Fui eu quem paguei a conta.
2) Ora, a mais básica regra de concordância verbal diz que o verbo concorda com o seu sujeito em número e pessoa. Exs.: a) "Eu vou ao cinema" (singular e primeira pessoa); b)"Eles vão ao cinema" (plural e terceira pessoa).
Se é a representação numérica de soma ou “dias”, então é plural. Assim também ocorre com as horas: São cinco horas da tarde. O verbo ser (são) concorda com o predicativo (cinco). Eram três da tarde.
A questão de concordância suscitada pelo fragmento diz respeito à construção "são a eles que recorrem". É provável que o redator tenha empregado a forma "são" para estabelecer concordância com o pronome "eles", que lhe está próximo. Ocorre que a estrutura "é que" serve apenas para enfatizar uma idéia.
S.O.S. Português. Levando em conta a norma culta, o correto é "15% das pessoas são", já que o verbo deve concordar com "das pessoas". Há outras duas situações a considerar: na ausência de termos como esse, o verbo concorda com o numeral (como "1% faltou" e "40% vieram").
5 - "A distância entre A e B é (são) dez quilómetros." 6 - "O prato do dia é (são) enguias fritas com ..." Em frases com o verbo ser seguido de nome predicativo do sujeito, o verbo concorda, geralmente, com este e não com o sujeito em frases do tipo das apresentadas na consulta.
A maneira correta de se escrever esta palavra é estão, com o sufixo –ão. A palavra “estam” não existe na língua portuguesa. “Estão” é a forma conjugada do verbo estar na terceira pessoa do plural do presente do indicativo.
Se a hora é singular, use o singular. Se plural, use a forma são. Mas lembre-se: mesmo que "doze horas" seja plural, "meio-dia" e "meia-noite" são singulares.
Retomando a regra anterior para responder à dúvida entre são uma hora da tarde ou é uma hora da tarde, a resposta é muito simples. Se o relógio marca uma hora, é uma hora da tarde. O verbo precisa concordar com “uma hora”.
Hoje são vinte e dois. Hoje é vinte e dois. As duas formas estão corretas. Nestas situações, a concordância verbal do verbo ser poderá ser feita no plural, concordando com o numeral, ou no singular, estando subentendida a palavra dia.
Andei duas léguas e meia para chegar até aqui. (duas léguas mais meia légua). Podemos concluir que a expressão correta é meio-dia e meia, já que o numeral fracionário concorda em gênero com a palavra hora, embora essa esteja subentendida.
A forma correta de escrita da expressão é meio-dia e meia. A expressão meio-dia e meio, embora seja muito utilizada, está errada. Devemos utilizar a expressão meio-dia e meia sempre que quisermos referir a décima segunda hora do dia mais trinta minutos, ou seja, o meio-dia mais meia hora.
A manhã, das 6h às 12h (ou ao meio-dia). A tarde, das 12h às 18h. A noite, das 18h às 24h (ou meia-noite). Concordância: O verbo deve concordar sempre com o número de horas ou minutos.
Ao meio-dia e meia, as crianças já estavam meio cansadas. Forma incorreta: Ao meio dia e meio, as crianças já estavam meio cansadas. Usando de meias palavras, ele tentou explicar o que tinha acontecido. Meio-dia e meia ou meio?
Resposta. Meia noite, singular. Verbo no singular: já é meia-noite.
Resposta. 3,5, pois como é uma escala de 0 a 60, e não de 0 a 100, como comprimento por exemplo, o meia se refere a meia hora, ou seja, 30 minutos, como trinta é a metade de 60, então esse 30 é 0,5 em relação ao 60. 3,5 Horas.
Em se tratando de Gramática Normativa, o plural, em enumerações, só será obtido com números de “dois” em diante; com 1,5, por exemplo, a concordância exige apenas o singular. Assim, pontualmente, é uma e meia; é meio-dia e meia.
Abaixo de duas é singular: é 1h, é 1h30min, é 0h. ... “Uma” é singular, e “treze” é plural. O certo é dizer “é uma e cinquenta, mas são dez para as duas” (é 1h50min = são 10 minutos para as 2h).
Resposta. Olá! O correto a se dizer é: São oito horas, pois o substantivo "horas" está no plural. Espero ter ajudado, bons estudos!
Em situações em que mais ou menos se encaixar melhor o termo correto a usar será 'meio', onde couber a palavra 'metade', emprega-se o termo 'meia'. Lembrando que na hora de aplicar essa dica você deve se atentar se são casos de adjetivos, advérbios, numerais ou substantivos.