Como instalar o Ubuntu
Selecione o pendrive correto e clique no botão Apagar Disco. Quando o processo de formatação ocorrer, o botão Criar disco de inicialização ficará habilitado, então clique nele para iniciar o processo de criação. Ao final do processo de criação do pendrive "bootável" com Ubuntu, uma mensagem avisando aparecerá.
Coloque o pendrive no computador e execute o programa UNetbootin; Marque a opção “Imagem de disco” e clique no botão representado por “três pontos” para escolher o arquivo do Linux Mint que foi baixado. Na parte de baixo do programa, selecione a unidade do pendrive, clique em “Ok” e aguarde o processo ser concluído.
Como criar um pendrive bootável com uma distro do Linux
Antes de tudo, reinicie o seu computador. Depois, aperte a tecla que ativa a BIOS, seja ela F2, F8, F12, Del ou Esc ― provavelmente é uma delas. Na BIOS, consulte o manual para alterar a ordem de inicialização ou procure pelos dispositivos de boot e selecione o seu pen drive (normalmente sinalizado por USB).
O Windows 10 possui a função de inicialização rápida, mas esta função não pode fazer com que o computador inicie a partir de USB. Por isso, Se você quiser dar boot pelo pendrive, deveria entrar no BIOS e escolher “Boot”, e escolha “Enabled” na chave “Launch CSM”.
Uma vez na BIOS, encontre a sessão de Boot e coloque o Removable USB Disk como a primeira opção. Isso vai fazer com que o computador busque os arquivos de instalação ou boot em alguma das portas USB. Salve as configurações e saia do Setup. Insira o pendrive logo depois de sair do Setup.
Como configurar a BIOS para dar boot pelo USB
UEFI já é usado desde 2011, então entre na BIOS, apertando a tecla Delete varias vezes durante a inicialização, no menu Boot mude as configurações:
E aí? Alguma dica? Isso acontece porque o Secure Boot está ativado. Para instalar o Windows com Secure Boot ativado, basta preparar o pendrive com o programa Rufus e selecionar nele a opção "Partição GPT para UEFI".
Isso dependerá do fabricante da sua placa-mãe. Cada um escolhe uma tecla, ou uma combinação de teclas, que melhor lhe convém. Geralmente as teclas F1, F2, F10, DEL, ESC e as combinações CTRL + ALT + ESC ou CTRL + ALT + DEL são utilizadas para acessar o BIOS, mas às vezes elas são utilizadas para outras coisas também.
assim que pressionar o botão de ligar já tecle F2. A casos que estas teclas podem mudar. por exemplo, F1, F2, F8, F12 e até a clássica DEL. Observe que antes de carregar o sistema aparece logo abaixo para acessar o BIOS [setup].
Usando o Comando Prompt no Windows
Para entrar no BIOS no Windows 7, você precisa pressionar a tecla F2 (em alguns produtos é F1) rápida e repetitivamente ao aparecer a logomarca da Lenovo durante a reinicialização.
Como entrar na bios do pc pelo prompt de comando
Outra forma é usar “Windows + R” e digitar “cmd”. Com o Prompt de Comando aberto, digite “shutdown.exe /r /o” (sem aspas). Feito isso, uma mensagem de aviso é exibida e o seu computador é reiniciado. Antes mesmo de o PC ser totalmente desligado, o sistema operacional é desativado e as opções de boot são listadas.
Ao ligar o computador devemos prestar atenção na tela de inicialização do post da Bios, pois é nesse momento que devemos pressionar a tecla DELETE no teclado para entrarmos no Setup da placa mãe gigabyte, após pressionar a tecla delete vamos entrar em uma tela com fundo azul e texto em branco, ou seja, estamos na tela ...
Pressione e solte o botão ligar para iniciar o sistema operacional. Pressione“+”para entrar na Configuração de utilitário da BIOS GIGABYTE.
Quando seu computador estiver inicializando, pressione F2 para entrar na configuração da BIOS. Você pode checar a versão da BIOS no item “BIOS version” no menu principal: No Windows, você pode usar um software de detecção do Sistema como o CPU-Z para checar a versão da BIOS.
Dentro da BIOS procure pela opção Power Management Setup ou Gerenciamento de Energia e dentro dela procure por Wake on Lan/Ring e deixe-a habilitada(enabled). Depois é só salvar, apertando F10 e depois Enter.