As coceiras durante a gestação são causadas pelas as alterações hormonais que ocorrem no corpo da mulher ao longo da gravidez e o estiramento da pele devido ao ganho de peso do bebê e da mamãe. Mesmo sendo muito comuns, elas trazem incômodos e preocupações: na maioria dos casos, elas não acarretam não risco à saúde.
O tratamento da colestase gestacional deve ser indicado pelo obstetra e pode ser feito para controlar os sintomas através do uso de cremes corporais para aliviar a coceira, ou de medicamentos para reduzir a quantidade de bile no sangue, ou aumentar a quantidade de vitamina K do corpo da gestante.
A bilis actua como um detergente e quebra a gordura em gotas muito pequenas de modo que possa ser absorvida do alimento do intestino. Determinadas vitaminas gostam da vitamina A, D, E e K é absorvido somente através da gordura. A bilis ajuda na absorção destas vitaminas também.
Tratamento. Fígado gorduroso da gravidez deve ser tratado de preferência em um hospital com serviço de emergência, cirurgia geral, hepatologia, obstetrícia e neonatologia. Em casos graves um transplante de fígado pode ser necessário. Admissão na unidade de cuidados intensivos é recomendada.
Por isso, além da alimentação, ele deve ser suplementado por toda a gravidez — a quantidade diária recomendada é de pelo menos 400 mcg. Ele pode ser encontrado em: vegetais folhosos verde escuros (espinafre, couve, brócolis); fígado (de galinha ou de boi);
O uso de Dipirona durante o terceiro trimestre da gravidez também pode prejudicar a coagulação do sangue na mãe e no bebê. Além disso, a dipirona pode causar a diminuição do número de glóbulos brancos (células de defesa) no sangue. Assim, aumentando a predisposição da gestante para desenvolver infecções.
No geral, por segurança, o uso da dipirona não é indicado para grávidas, já que é sabido que a substância atravessa a barreira placentária. Especialmente no primeiro e no terceiro trimestre da gravidez, deve-se evitar o medicamento. Já durante o segundo trimestre (meses 4, 5 e 6), a dipirona pode ser tomada.
O cachorro pode tomar dipirona, sim! Esta droga é considerada segura, desde que administrada na dose e frequência certas.
⇒Mulher grávida não faz exame preventivo (Papanicolaou) Ele deve fazer parte do pré-natal, principalmente se a mulher estiver há mais de um ano sem fazê-lo. Devido a maior fragilidade do útero durante a gravidez, o exame deve ser feito com mais cautela pelo médico.