Em geral, as crianças dão alguns sinais: problemas para distinguir cores, dificuldade em enxergar algumas palavras em fundo colorido, problemas com exercícios, etc. Esses são os principais sinais da manifestação do daltonismo na educação infantil.
As dicromacias são o tipo de daltonismo mais frequente, causada pela ausência do funcionamento de um dos três tipos de cones. Nesse caso, a pessoa não consegue identificar uma das seguintes cores: vermelha, verde ou azul.
Daltônicos desse tipo têm uma redução ou completa ausência do pigmento vermelho e, por isso, quando vêem a cor, enxergam tons de marrom, verde e cinza, dependendo do objeto. Nesses casos, eles também costumam ver o verde bem parecido com o vermelho. Esse é o tipo de daltonismo mais comum.
Visão embaçada Quando parece que existe uma névoa na frente dos olhos, que impede ver detalhes com clareza, pode ser sinal de diversas doenças oculares, como catarata, presbiopia (a vista cansada), glaucoma, degeneração macular relacionada à idade (DMRI), e outras de ordem fisiológica.
20/200 a 20/400: baixa visão grave. 20/500 a 20/1000: baixa visão profunda. Inferior a 20/1000: quase total deficiência visual, próximo da cegueira. Nenhuma Percepção da luz: total deficiência visual, cegueira total.
Boa ou normal: se for entre 20/20 e 20/40 em pelo menos um dos olhos; Moderada: se for entre 20/50 e 20/70; Grave: se for entre 20/80 e 20/200; Cegueira: se for menor de 20/200.