EQST

Defeso Ao Juiz Proferir Sentença A Favor Do Autor De Natureza Diversa Da Pedida?

É defeso ao juiz proferir sentença a favor do autor de natureza diversa da pedida?

460. É defeso ao juiz proferir sentença, a favor do autor, de natureza diversa da pedida, bem como condenar o réu em quantidade superior ou em objeto diverso do que Ihe foi demandado.

O que é mutatio libelli e emendatio libelli?

A emendatio libelli e mutatio libelli são institutos do direito processual penal incidentes na inicial acusatória, cujo efeito implica na alteração da classificação delitiva, seja por erro silogístico ou na narrativa fática. ... PROCESSUAL PENAL. DESCLASSIFICAÇÃO (CPP, ART. 383).

É possível corrigir sentença ultra petita por meio de embargos de declaração?

A decisão ultra ou extra petita pura e simples, sem omissão, contradição ou obscuridade, não pode ser corrigida por meio de embargos declaratórios. De outra parte, a sentença citra ou infra petita pode ser corrigida por embargos de declaração, pois essa sentença encerra uma omissão, cabendo ao juiz supri-la.

O que é adstrição?

Significado de Adstrição substantivo feminino Ato ou efeito de adstringir. Ação ou efeito de um adstringente.

É defeso ao juiz proferir sentença no novo CPC?

É vedado ao juiz proferir decisão de natureza diversa da pedida, bem como condenar a parte em quantidade superior ou em objeto diverso do que lhe foi demandado. Parágrafo único. A decisão deve ser certa, ainda que resolva relação jurídica condicional. O princípio da congruência trata de uma proibição ao magistrado.

Quando um juiz proferir uma sentença infra petita qual o recurso cabível?

Da sentença extra petita proferida pelo juiz, caberá o recurso de apelação (art. 513 do CPC) fundamentado em erro de procedimento, devendo o recorrente pleitear a anulação da decisão combatida.

Qual o princípio que estabelece a possibilidade do juiz conduzir o processo de ofício sem iniciativa das partes?

Princípio da livre investigação e apreciação das provas. Este princípio, chamado também de princípio dispositivo, consiste na regra de que o juiz depende da iniciativa das partes quanto a instauração da causa e às provas, assim como às alegações em que se fundamentará a decisão.