Olá, pessoal! Hoje vou contar para vocês a história do gás natural, uma fonte de energia que está presente em nossas vidas há muito tempo, mas que ainda é cercada de mistérios e curiosidades.
O Gás Natural (GN) é uma substância encontrada na natureza e sua utilização para produção de energia está crescendo. Possui hidrocarbonetos metano (CH4), etano (C2H6) e propano (C3H8), formados pela decomposição de matérias orgânicas de animais e vegetais.
O uso das informações contidas neste site é de sua responsabilidade. Não nos responsabilizamos por qualquer perda ou dano direto, indireto, incidental, consequencial ou punitivo resultante do acesso ou uso deste site ou das informações nele contidas.
O conteúdo fornecido neste site é apenas para fins informativos e não constitui aconselhamento profissional ou jurídico. O acesso e uso deste site estão sujeitos aos termos e condições a seguir. Ao usar este site, você concorda com esses termos e condições.
O gás natural é um composto que pode ser obtido através de jazidas ou da queima de biomassa. ... Ele pode ser obtido em jazidas e através da queima de biomassa (bagaço de cana-de-açúcar). O gás natural encontrado em jazidas normalmente está associado ao petróleo.
Todo o processo de distribuição começa em unidades de processamento, onde são retiradas impurezas como água, outros gases e areia, além de componentes, condensáveis e mais pesados, como gasolina natural e o gás liquefeito do petróleo (GLP ou “gás de cozinha”).
Apesar das vantagens do gás natural, a exploração e produção dessa fonte de energia podem ter impactos ambientais significativos. Por exemplo, a perfuração de poços de gás natural pode causar danos ao meio ambiente e à biodiversidade local.
No Brasil, enquanto isso, apesar dos avanços obtidos na nova Lei do Gás, perdeu-se a oportunidade de aperfeiçoar ainda mais a legislação, permitindo, por exemplo, que a propriedade dos ativos de transporte de gás continuassem nas mãos da empresa verticalizada, desde que a operação do sistema de transporte fosse feito por um operador independente. A nova lei também deveria dar mecanismos para obrigar uma total separação entre o preço da commodity e a tarifa de transporte no caso do gás nacional. Com isso fica adiada, até não se sabe quando, a competição efetiva no mercado de gás natural no Brasil.
A saber, as reservas de gás natural no Brasil são amplas e novas reservas estão sendo descobertas, o que garante o abastecimento em todo o território brasileiro por muito tempo!
Com o avanço das tecnologias de engenharia - incluindo de condicionamento e transporte -, o gás natural vem sendo cada vez mais utilizado no mundo - isso começou a acontecer principalmente após a década de 1940. Hoje, o elemento faz parte da matriz energética de diversos países, como o Brasil. E é utilizado em diversos setores da atividade econômica, como produção de eletricidade, processos industriais, comércio, residências e setor de transportes - ônibus e automóveis -, substituindo o óleo diesel, a gasolina e o álcool. Também é utilizado como combustível para fornecimento de calor e matéria-prima nos setores químico, petroquímico e de fertilizantes.
No caso brasileiro, a indústria do gás natural começa a ter importância já no século XIX e início do século XX, quando já existia gás canalizado em dez cidades brasileiras, tendo caído em uma espécie de desuso com o advento do massivo acesso da energia elétrica no país, tendo sido retomada com a exploração petrolífera na região Nordeste.
Foi assim que o gás natural foi formado: a partir da decomposição de matéria orgânica que ficou presa nas rochas sedimentares. Esse processo levou milhões de anos para acontecer, mas hoje podemos aproveitar essa fonte de energia limpa e eficiente.
O gás natural é um combustível de origem fóssil, extraído diretamente das jazidas de petróleo, podendo estar ou não associado ao petróleo. ... Beneficiamento: é feito nas petroquímicas, e nesta etapa retiram-se as frações pesadas e são produzidos os subprodutos originados através do gás natural.
Por fim, vale a pena esclarecer alguns mitos e verdades sobre o uso do gás natural como fonte de energia. Um dos principais mitos é que o gás natural é uma fonte de energia suja e poluente, o que não é verdade.
O setor de gás natural tem um papel importante a desempenhar na transição energética para um mundo mais sustentável. Isso porque o gás natural é uma fonte de energia limpa e eficiente, que pode ajudar a reduzir as emissões de gases do efeito estufa.
O transporte do gás natural de suas jazidas até as áreas de consumo realiza-se através de tubos de aço subterrâneos chamados de gasodutos de transporte. ... A partir desses pontos, é realizada a distribuição de gás natural em pressões mais baixas pela Sulgás até seus clientes.
A obtenção do gás natural liquefeito se dá através da purificação do gás natural, em que a matéria-prima (gás natural) é submetida a uma temperatura de -162 °C, tendo seu volume reduzido em aproximadamente 600 vezes. Durante esse processo, ocorre a condensação, ou seja, a passagem do estado gasoso para o líquido.
Resposta. Resposta: é transportado por poliduto (duto que transporta produtos diversos)até o terminal portuário no Rio Solimões.
Gasoduto é uma tubulação utilizada para transportar gás natural de um lugar para outro. ... A Bolívia é um dos grandes produtores de gás natural mundial, transportado para o Brasil através do Gasoduto Bolívia-Brasil.
Os oleodutos e gasodutos funcionam como verdadeiras artérias no interior da Terra e, através de extensas tubulações de aço e plástico, transportam gás e petróleo por todo o planeta. ... Os gasodutos mais importantes, tanto por comprimento como por caudal, são os que saem da Sibéria e abastecem a Europa.
A implantação desse gasoduto é de extrema importância para o setor energético do Brasil, promovendo um incremento na disponibilidade de gás natural no mercado nacional. A via de circulação do gás é de responsabilidade, aqui no Brasil, da Transportadora Brasileira Gasoduto Brasil-Bolívia S/A (TBG).
Sempre abrir. O gasoduto Bolívia-Brasil ou GASBOL é o nome dado ao mais extenso gasoduto (duto de transporte de gás natural) na América do Sul e cujo projeto é responsabilidade da Petrobrás.
O Gasoduto Bolívia-Brasil, depois de entrar no território brasileiro, passa pelos estados do Mato Grosso do Sul, São Paulo, Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul. A ligação entre São Paulo e o Rio Grande do Sul corresponde ao Trecho Sul que percorre 1.
Com um eventual rompimento entre o Brasil e a Bolívia, para os bolivianos restaria apenas como opções de grandes consumidores do gás boliviano, o Chile ou os EUA, ambas as possibilidades aparecem como econômica e politicamente problemáticas para o país.
O transporte é feito pelo Gasoduto Lateral Cuiabá, que vai de Caceres, na fronteira com a Bolívia, a Cuiabá. A maior parte da compra do gás da Bolívia é feita pela Petrobras, por meio do gasoduto Bolívia-Brasil (Gasbol), pelo contrato entre a petroleira brasileira e a YPFB.
Dentro da atividade de hidrocarbonetos a Bolívia conta com aproximadamente 21% das reservas de gás natural da América Latina. ... As exportações da Bolívia para o Brasil chegaram aos US$ 1.
Quem produz gás natural no Brasil? Além da Petrobrás, o País tem cerca de 30 outras empresas que produzem gás natural. Mas a estatal responde pela grande maioria da produção.
Brasília - O Brasil sempre produziu mais gás natural do que comprou da Bolívia. Mas o combustível do país vizinho foi ganhando espaço no mercado brasileiro e atualmente o volume importado está próximo do produzido.
O gás natural é um combustível fóssil que se encontra na natureza, normalmente em reservatórios profundos no subsolo, associado ou não ao petróleo. Assim como o petróleo, ele resulta da degradação da matéria orgânica, fósseis de animais e plantas pré-históricas, sendo retirado da terra através de perfurações.
Na indústria, o gás natural é utilizado como combustível para fornecimento de calor, geração de eletricidade e de força motriz, como matéria-prima nos setores químico, petroquímico e de fertilizantes, e como redutor siderúrgico na fabricação de aço. ...
O gás natural é um combustível que apresenta uma série de vantagens, tais como: Menor corrosão dos equipamentos e menor custo de manutenção. Menor custo de manuseio de combustíve. Combustão facilmente regulável.
Ele emite cerca de 20% menos dióxido de carbono (CO2) na atmosfera em relação a gasolina e 15% em comparação com o etanol. 3) O sistema de injeção fica sempre mais limpo. Por ser um combustível mais limpo, o gás não deixa acumular resíduos nos bicos injetores.
Já a gasolina tem como sua principal vantagem a eficiência. Além disso, ela é considerada um ótimo lubrificante para o motor. Entre os pontos negativos, está a sua origem. Por ser derivada do petróleo, ela é responsável por gerar mais poluentes.
Vantagens e desvantagens do uso de combustíveis fósseis