O tratamento para tendinite da pata de ganso é indicada por um médico ortopedista após a realização de exames, que pode ser ultrassom ou ressonância magnética, e consiste em repouso, aplicação de gelo na região do joelho, fisioterapia, acupuntura e uso de medicamentos anti-inflamatórios e analgésicos, para reduzir a ...
O conjunto dos tendões de três músculos na região do joelho (sartório, grácil e semitendinoso) é chamado de "pata de ganso" em associação a sua aparência, que lembra a pata da ave. Esses músculos fazem a flexão do joelho e o protegem contra o estresse em rotação e em valgo (desvio do joelho para dentro).
Pata de ganso (lat. pes anserinus) é um conjunto de tendões de músculos da coxa que se inserem proximalmente na tíbia. Localiza-se na extremidade proximal desse osso, na região anteromedial da perna.
A bursite é uma inflamação das bursas – pequenas bolsas que ficam entre ossos, músculos e tendões. E não, ela não afeta só os ombros. Essa lesão pode atingir e incomodar quadril, joelhos, pés e cotovelos. E tem, como principais causas, o envelhecimento e o uso repetitivo de determinadas articulações.
A bursite é uma inflamação da bursa sinovial, um tecido que atua como uma pequena almofada localizada no interior de uma articulação, evitando o atrito entre o tendão e o osso. No caso da bursite no ombro, há dor localizada na parte superior e anterior do ombro e dificuldade no movimento.
Um excelente remédio caseiro para a bursite aguda é a aplicação de compressas de gelo na articulação afetada, durante 15 a 20 minutos, cerca de 4 vezes ao dia, por 3 a 5 dias. Este tratamento terá melhor efeito na fase aguda da inflamação, principalmente quando há dor, inchaço e vermelhidão.
Uma fratura da clavícula demora de 12 a 16 semanas para consolidar ou colar. Aproximadamente após 2 meses, os pacientes estão com o movimento do ombro próximo da normalidade e com 3 a 4 meses são iniciados os exercícios para ganho de força muscular.
Procure dormir em uma posição reclinada. Use almofadas para criar um apoio para as costas e inclinar um pouco o corpo, ou durma em uma poltrona confortável e reclinável, caso você tenha. Não deite de lado em cima do ombro operado e procure deixar o braço lesionado apoiado.
Na média, aos 3 meses de pós-operatório a dor já apresenta um melhora muito significativa e o paciente começa a “esquecer do ombro”. Aos 6 meses a recuperação funcional e de dor já está completa na maioria dos casos. Mas a melhora continua ocorrendo até 2 anos de pós-operatório.