Desenvolvimento:
A sugestão é para ser trabalhada na primavera com a turma, montando um livro e realizando atividades com várias técnicas como: pinturas, colagens, origami, carimbo, oficina de sucata… A sugestão é ótima para trabalhar cores, animais, moradia e diversidade.
Sugestões de atividades: Joguinhos educativos como memória sílabas e trilhas. Confecção de flores com garrafas Pet. Montagem de bandinhas. Elaboração de músicas e paródias com o tema do projeto para concurso final.
Desenvolver as características das estações do ano; Incentivo à leitura e a escrita; Desenvolver a coordenação motora, a percepção auditiva e visual; Levar a criança a conhecer e diferenciar as estações do ano despertando a importância de cada uma para nossa vida além de embelezar a natureza.
As estações do ano são a primavera, verão, outono e inverno. Elas surgem por causa dos movimentos da Terra e tudo acontece de forma organizada na natureza. A nossa vida também é influenciada pelas estações do ano.
As estações do ano acontecem por causa da inclinação da terra em relação ao sol. O movimento do nosso planeta em torno do sol, dura um ano. Esse movimento recebe o nome de translação e a sua principal conseqüência é a mudança das estações do ano. Se a Terra não se inclinasse em seu eixo, não existiriam as estações.
1º – Iniciar a aula apresentando aos alunos figuras, ilustrações, fotografias, quadros etc., das quatro estações do ano. Ao mostrar cada figura deverá solicitar aos alunos que observem e relatem suas impressões.
Trazer imagens que representam o inverno e também outras estações (pode-se pedir para as crianças trazerem as figuras, e os maiores podem já trazer uma pesquisa sobre o tema). Juntar a turma em círculo e mostrar as figuras. Fazer questionamentos sobre o que elas pensam que é o inverno e como este se manifesta.
Começamos pelas atividades sensoriais que devem ser vivenciadas em meio à natureza. Pisar folhas secas de outono, escutando o ruído que emitem. Correr, pegar folhas, brincar!
As estações do ano são deveras importante para a existência humana, haja vista a possibilidade de afetar diretamente as atividades como práticas esportivas e transporte; a alimentação, alimentos quentes ou frios; o uso de modelos variados de roupas, e inclusive o nosso humor.
No Brasil nem todas as cidades tem estas estações bem definidas, mas em resumo: No inverno a vegetação está ociosa, congelada e ociosas. Na primavera as plantas voltam a crescer. No verão as plantas crescem.
A primavera no Brasil é mais caracterizada como uma estação de transição entre o inverno e o verão. Na primavera, após o fim do inverno seco, iniciam-se as chuvas que são mais frequentes com a chegada do verão.
As estações do ano afetam a vida dos seres vivos no que diz respeito ao seu ciclo reprodutório, alimentação, migração e hábitos em geral. Os animais, até mesmo os humanos, são muito guiados pela luz, em determinadas estações temos dias mais longos e mais curtos, o que afeta o ciclo de sono, por exemplo.
As estações do ano como o verão e o inverno podem alterar a forma como uma pessoa come. Entre as razões podem estar a temperatura -- que obriga o corpo a buscar mais ou menos energia -- ou até mesmo a disposição das pessoas ao verem o Sol raiando forte ou um dia nublado.
Qual a relação das estações do ano com a economia? Apesar de o Brasil ter pouco definidas as estações, as variações climáticas que temos ao longo do ano já são suficientes para provocar mudanças no comportamento de compra. Como consequência, há uma alteração no dia a dia dos negócios e dos consumidores.
Sim. A mudança de luz afeta o relógio interno dos seres humanos. ... Embora outros fatores, tais como locomoção, possam influenciar os relógios internos dos animais, os seres humanos se baseiam principalmente na luz. A mudança de luz, principalmente para aqueles que não vivem perto do equador, também tem outros efeitos.
A mudança na quantidade de luz é um sinal de mudança de estação para animais, plantas e, antes da lâmpada, também para os homens, já que nosso relógio biológico sincroniza várias funções reguladoras e metabólicas do organismo em função da variação e intensidade de luz.
Na primavera, que é um período em que as temperaturas são mais elevadas em relação ao inverno, também ocorre o acasalamento de muitos animais, como borboletas, pássaros e abelhas, que se alimentam do néctar das flores.
Problemas respiratórios e alergias A primavera aumenta o número de pessoas com manifestações alérgicas, além dos sintomas relacionados ao pó, ao pólen, às flores diversas e à diminuição da umidade no ar.
A primavera marca o início do reaquecimento do clima após os meses de inverno, quando as temperaturas são consideravelmente mais baixas. Essas condições propiciam um início do período de reprodução de muitas árvores e plantas, o que faz com que a primavera seja conhecida como a estação das flores, colorindo a natureza.
Os serviços que as árvores prestam ao planeta variam do armazenamento de carbono e conservação do solo até a regulação do ciclo da água. Elas apoiam os sistemas alimentares naturais e humanos e fornecem casas para inúmeras espécies – inclusive para nós, como materiais de construção.
Perda de folhas: algumas árvores perdem a folhagem durante o inverno, pois quanto menos folhas, menor a perda de calor e de água. ... Outro comportamento é a perda da coloração em função da transformação da clorofila (substância que deixa as folhas verdes) em nitrogênio.