Veja 6 maneiras de deixar sua biblioteca mais atraente
No Brasil, a maioria delas é organizada de acordo com o Sistema Decimal de Dewey. Criado pelo bibliotecário norte-americano Melvil Dewey em 1876, ele utiliza três dígitos principais para classificar o tema de cada livro. ... Os padrões Dewey e Cutter são universais, mas as bibliotecas os aplicam de maneira independente.
Mobília: outro ponto importante para tornar o espaço da biblioteca escolar mais atrativo são as mobílias do local. Utilizar as mesmas carteiras da sala de aula nem sempre é a melhor alternativa. Puffs e mesas amplas para atividades em grupo, por exemplo, já deixam o lugar mais moderno. O mesmo vale para as estantes.
12 coisas que você pode fazer na biblioteca e nem sabia
De acordo com o (RCNEI[2], 1998), o espaço físico destinado às atividades de leitura deve ser: "[...] aconchegante, com almofadas iluminação adequada e livros, revistas etc. organizados de modo a garantir o livre acesso às crianças.
Além disso, a localização dos livros também se torna mais rápida e fácil quando o local é bem iluminado. Investir em puffs, cadeiras confortáveis e mesas com espaço para pesquisas é importante para organizar as bibliotecas escolares de acordo com o perfil dos alunos atuais.
7 dicas para montar uma biblioteca para as crianças
A biblioteca infantil é um espaço lúdico por excelência, pois é o lugar de brincar com os livros e com as letras, do faz de conta, do contar e do ouvir histórias. ... A Biblioteca infantil tem como objetivo primordial familiarizar as crianças com os diversos materiais que poderão enriquecer suas horas de lazer.
Para catalogar livros, por exemplo, é necessário que o bibliotecário registre os dados do título, autor(es), tradutor(es), número da edição, editor, local, data de publicação, número de páginas e ISBN da obra. Atualmente, o código mais utilizado no Brasil é o AACR2 (Código de Catalogação Anglo-Americano, 2ª.
Para facilitar o entendimento da organização da biblioteca para as crianças, é necessário que se empregue um método de utilização de cores diferentes para cada assunto. Pode-se ainda utilizar diversos tons da cor escolhida para representar um determinado grande assunto e para identificar as subdivisões de assunto.
Mais detalhes específicos do Excel: Um método que uso muito: clicando ao lado de Situação, eu escolho apenas os campos que estão marcados com não lido, e assim tenho listados todos os livros que ainda quero ler. É possível fazer isso com todas as colunas, e dá pra filtrar e organizar da forma que você quiser.
1. Modelo da Planilha
Biblioteca particular: 6 maneiras de organizar os livros em casa
Os especialistas da ordem revelam que uma das regras de ouro para organizar livros é que os mais altos ficam à esquerda e os menores do lado direito da estante. A sensação de ordem é maior. Por categoria. Distribuir suas leituras por categorias (não ficção, romances, livros acadêmicos...)
Cada tipo de livro é classificado segundo um número inteiro (como 800) e números centesimais, colocados após um ponto decimal. São esses os números que ficam nas lombadas dos livros, nas bibliotecas. Eles são conhecidos como números de chamada.
8 dicas para organizar estantes e livros
A resposta é simples: você vai precisar de algum pote antigo, copo, garrafa, enfim, algo que tenha peso suficiente para suportar o peso dos livros. Para tornar o objeto escolhido por você mais pesado, você pode colocar grãos de feijão ou arroz dentro do objeto. Aqui vale também a criatividade.
Outra ideia legal é dispor os livros em cima de uma cadeira que combine com seu quarto. A sugestão, aqui, é deixá-la ao lado da cama, então vale selecionar os livros que você estiver lendo no momento para isso, assim eles ficam mais pertinho.
1 – A melhor posição para guardar seus livros é em uma estante, na vertical, sem pressioná-los muito entre si. Colocar um volume sobre o outro na horizontal danifica os livros da pilha em função do peso exercidos pelos demais. 2 – Ao retirar um livro da prateleira, puxe-o pelo meio da lombada.
O material de casa deve ficar próximo à escrivaninha, organizado em gavetas com divisórias, ou dispostos em baldinhos sobre a mesa. Outra ótima dica é um espaço para a criança rabiscar, que pode ser tanto em papéis, quadros e até na própria parede.
O passo a passo é simples: depois de descartar os papéis desnecessários, separar os itens (livros e cadernos) para doação e guardar os trabalhos escolhidos em pastas (que serão guardadas nos armários), dedique-se à lavagem dos utensílios.