O Iluminismo era baseado em três pilares, que são: razão, liberdade e o avanço da sociedade em relação ao pensamento racional e à ciência. As características que você verá a seguir mostram que essas três ideias centrais nortearam o movimento.
A tolerância religiosa, a liberação de expressão, a educação e do povo é igualdade jurídica entre as pessoas, ou seja, o Iluminismo era contradito aos aspectos do Antigo Regime, pois os iluministas buscavam o ideário social.
As principais ideias defendidas pelo iluminismo são a do uso da razão e do racionalismo como forma de iluminar o caminho do desenvolvimento humano; ou seja, em vez de valorizar a ignorância deveria-se preconizar o pensamento racional.
O pensamento iluminista pode ser definido como uma nova forma de pensar, em que se diferenciava bastante com os da igreja, é o incentivo a racionalização do ser humano, a liberdade de pensar. Os principais fundamentos eram: o racionalismo, o naturalismo, o liberalismo, a igualdade perante a lei e o anticlericalismo.
Principais fundamentos do iluminismo foram: liberdade, igualdade e fraternidade, propagação de conhecimento e da razão, estímulo a investigação e experimentação, explicação através da lógica. ... Eram a favor da liberdade política, econômica e religiosa.
As principais consequências do Iluminismo são a Consolidação de uma vida burguesa do mundo, Reconhecimento científico e cultura, Limitação do poder da Igreja, Despotismo esclarecido, Revolução Francesa e Independência das colônias americanas.
Consequências do Iluminismo Os ideais iluministas tiveram sérias implicações sociopolíticas. Como exemplo, o fim do colonialismo e do absolutismo e implantação do liberalismo econômico, bem como a liberdade religiosa, o que culminou em movimentos como a Revolução Francesa (1789).
Os iluministas defendiam o uso da razão pois somente ela poderia iluminar o pensamento e modificar as condições da vida humana. ... Os iluministas criticavam o controle do Estado sobre a economia, isto é, o intervencionismo e o protecionismo. Propunham a liberdade econômica, a livre concorrência entre empresas e nações.
O Iluminismo foi um movimento intelectual que surgiu durante o século XVIII na Europa, que defendia o uso da razão (luz) contra o antigo regime (trevas) e pregava maior liberdade econômica e política. ... - O Antropocentrismo, ou seja, o avanço da ciência e da razão. - O predomínio da burguesia e seus ideais.
Verificado por especialistas. É correta a alternativa D, tendo sido um movimento amplo e influente nas mudanças políticas que marcaram a Europa (e também as Américas) nos séculos XVIII e XIX. Os Iluministas defendiam que a Razão deveria ser a guia e a mestra de todo o nosso conhecimento da natureza.
Resposta. Resposta: O Iluminismo foi um movimento intelectual que surgiu durante o século XVIII na Europa, que defendia o uso da razão (luz) contra o antigo regime (trevas) e pregava maior liberdade econômica e política. ... - A liberdade econômica, ou seja, sem a intervenção do estado na economia.
O enciclopedismo foi um movimento filosófico-cultural originado do iluminismo, desenvolvido na França por Diderot e d'Alembert e que buscava, a partir dos novos princípios da razão, catalogar todo o conhecimento humano na Encyclopédie, uma obra monumental, que constava de 35 volumes.
a) O enciclopedismo foi um movimento que empreendeu a reunião de vários artigos onde os mais expressivos pensadores do iluminismo registravam as suas ideias. Através da reunião desses artigos, era montada uma grande enciclopédia capaz de aglomerar as várias manifestações de conhecimento da era iluminista.
Em meados do século XVIII uma nova visão de mundo difundiu-se entre intelectuais burgueses e nobres dando origem ao movimento filosófico chamado Ilustração ou Iluminismo. O conceito, criado pelo filósofo Immanuel Kant, em 1784, referia-se à ideia de trazer luz, de iluminar a mente, isto é, as ideias dos indivíduos.
Coordenada por D'Alembert e Diderot, "Encyclopédie" foi elaborada entre 1751 e 1780. Com base nos ideais iluministas, filósofos pretendiam, através do saber, criar o "cidadão esclarecido". ... Cada vez mais se impunha o princípio de que o saber, e não a fé, deveria nortear a busca de respostas às questões da vida.
A Enciclopédia é importante para compreender as ideias da burguesia por ser um compêndio do pensamento da época, e, em grande parte, favorável ao modelo político que os burgueses defendiam (a República), de modo que é como se fosse um "retrato" do discurso ideológico da época.
O francês Jean d'Alembert foi um dos fundadores da Enciclopédia Filosófica, uma publicação científica e filosófica bastabte importante durante o Iluminismo. Defendia que a Razão deveria ser o princípio a guiar a política, a economia e a cultura.
Denis Diderot foi um filósofo, escritor e enciclopedista francês e uma das mais proeminentes figuras do Iluminismo. Apesar de sua iniciação religiosa, foi um ateu materialista e um dos precursores da filosofia anarquista. ...