Origem romana A grande maioria dos nomes apresentados a cada mês do ano foi originada em Roma, na construção do primeiro calendário romano. Esse calendário foi desenvolvido por Rômulo, em 753 a.C.. Inicialmente, apenas 10 meses compunham o calendário. E o mais interessante: o ano começava no mês de março!
Agosto, do latim augustus, é o oitavo mês do calendário gregoriano. É assim chamado por decreto em honra do imperador César Augusto. Antes dessa mudança, agosto era denominado Sextilis ou Sextil, visto que era o sexto mês no calendário de Rômulo.
Um ano é o tempo aproximado de uma volta da Terra em torno do Sol. Já a origem dos meses está nos ciclos da Lua. ... Como a divisão de 365 dias por 12 não é exata, alguns meses ganharam 30 dias e outros 31. Foram tomados alguns cuidados, como manter cada mês com as quatro fases da Lua completas.
O ano começava em março e terminava em janeiro, sendo que os meses tinham 29 ou 30 dias. ... Os meses, então, mudaram todos para 30 ou 31 dias, somando 365 no período de um ano. Nesse mesmo período, foi instituído o ano bissexto – mudança inspirada no calendário dos egípcios -, com um dia adicional a cada quatro anos.
O Calendário Gregoriano O papa Gregório XIII é mais conhecido por seu comissionamento do calendário depois de ter sido inicialmente criado pelo médico / astrônomo Luigi Giglio e com a ajuda do padre / astrônomo jesuíta Cristóvão Clávio, que fez as modificações finais.
Divisão do Calendário