Ainda conforme os especialistas, outro perfil propício a nunca admitir seus erros são aquelas pessoas com rasgos de personalidade narcisista. Esses, normalmente utilizam sua perspicácia para detectar os erros alheios e usá-los como um contra-ataque.
Geralmente, culpar os outros é algo que as crianças fazem. Isso porque seu desenvolvimento cognitivo e moral as impede de entender a importância de assumir responsabilidade por suas ações. Por isso, elas preferem evitar a punição quando sabem que fizeram algo que não deveriam.
Então, em vez de dizer a uma pessoa que ela está errada, tente mostrar-lhe um lado diferente de seu próprio argumento – um lado que ela ainda não viu. ... Seguir a teoria de Pascal, apontando o modo como a outra pessoa está certa, antes de discordar com ela, pode ajudá-lo a persuadi-la a mudar sua opinião.
Quando somos capazes de reconhecer que cometemos um erro, mostramos que somos pessoas comuns, de carne e osso, e que estamos nesse planeta para aprender. Esse é o sinal mais puro e sincero de humildade e é a coisa mais importante que uma pessoa pode ter!
Por isso, separei aqui um pequeno passo-a-passo para lidar com minha própria dificuldade de pedir desculpas.
Prepare-se. Antes de falar que ele está errado, reflita bem sobre o assunto e veja por que você está certa. Pense nos argumentos que ele pode dar para se defender e tenha uma lista de respostas aos argumentos dele para que você possa convencê-lo de que ele está errado, caso ele não acredite em você.
Use palavras corretas. Às vezes, um “sim” dito de maneira errada é pior do que um “não” dito com jeito. Antes de corrigir alguém, saiba ouvi-lo no que errou; dê-lhe o direito de expor com detalhes e com tempo o que fez de errado, e por que fez aquilo errado.
Quando alguém erra com você, você tende a julgá-la sob seu ponto de vista, porque talvez você não faria da forma que ele fez. Mas não esqueça que você também erra, não da mesma forma, mas da sua forma. O erro que você comete, talvez a outra pessoa não cometeria. Pense nisso.
5 dicas para lidar com as falhas
Algumas simples mudanças de postura podem fazer chefes e superiores interpretarem nossas falhas de um ponto de vista diferente.
1. QUANDO O LÍDER COMETE UM ERRO DEVE OU NÃO PEDIR PERDÃO? O RECONHECIMENTO DO ERRO AJUDA NA RECUPERAÇÃO DA DIGNIDADE E NA MUDANÇA DE ATITUDE? Resposta: Quando um líder comete um erro ele deve pedir perdão.
A melhor maneira de aprender é experimentando, sentindo na própria pele. Uma boa dica é aprender com os erros dos outros, mas é comprovado que aprendemos melhor com fracassos. Portanto, não seja duro demais com você mesmo e entenda que se você errou, pelo menos, tem algo a aprender com isso.
Superar os próprios erros faz grande diferença Portanto, superar os próprios erros é um processo de amadurecimento que todos têm de enfrentar em algum momento. Falhas acontecem e devem ser entendidas como oportunidades de aprendizado. Com isso, os erros não se repetirão e você se tornará uma pessoa mais forte.
Reconhecer os próprios erros não é humildade, não. Reconhecer e aprender com os próprios erros, é ambição. Uma pessoa inteligente aprende com os seus erros, uma pessoa sábia aprende com os erros dos outros. ... No momento que você para de cometer erros, é o momento que você para de aprender.
Afinal, os erros ensinam. Eles são ótimas oportunidades de ampliar a flexibilidade e de fazer diferente. No dia a dia, entender o erro como um processo natural de aprendizagem faz toda a diferença. Ao assumir essa postura, você se permite ousar mais, isso dá coragem para enfrentar os desafios.
Resposta. Resposta: R: O aprendiz levanta-se e cospe no chão.
Vamos concluir este texto meditando nos seguintes versículos para enfrentarmos os erros da vida com dignidade e autoridade. Provérbios 3: 5-8 – Confia no Senhor de todo o teu coração e não se estribes (não confie demasiado) no teu próprio entendimento.
Para que você não seja um pessoa presa ao passado e nem viajante do futuro, é preciso que você pense nas seguintes dicas: - Lembre-se: o passado ficou para trás e não vai voltar; - Tente pensar no que você passou, mas sempre visando o que você aprendeu, principalmente com os erros e tente fazer diferente.
Conselhos para perdoar os erros do passado
Esqueça do arrependimento. Ao invés de falar “se eu tivesse…” diga “agora sei como agir quando isso acontecer novamente”, lembre que você não pode mudar nada no passado — nunca. Foque em melhorar o agora e consequentemente seu futuro. Cada ação sua hoje está preparando você para sua vida amanhã.
5 dicas para abandonar o passado e viver uma vida plena
Segundo o que apontam os psicólogos, um dos motivos mais comuns para uma pessoa se sentir conectada ao passado é por alguma cicatriz emocional que ainda está aberta, ou por uma sensação – muitas vezes ilusória – de algo que pode não ter sido concluído da maneira que ela acha que deveria.
Um dos fatores que nos impedem de superar o passado é a dificuldade para aceitar o que aconteceu e que já está fora do alcance das nossas ações. Parece algo bastante óbvio, mas há muitas coisas irracionais no ser humano.
Colocar para fora as dores e as mágoas pode ser libertador; experimente escrever sobre o que aconteceu em um diário, ou redija uma carta para o indivíduo que o feriu (mas não a envie). Liberar tudo de uma vez o auxiliará a processar os sentimentos e a compreender por que ainda está sofrendo.
Você pode até pensar no futuro,ou lembrar do passado,mas nunca esqueça de viver o presente. A melhor forma de você esquecer um amor do passado é deixar ele no passado mesmo e viver o presente apenas para você mesmo. Não viva esperando o futuro, esquecendo o passado e sem viver o presente.
Como esquecer as coisas ruins e seguir em frente?
Devemos esquecer dos pecados que cometemos no passado, pois agora, nós somos uma nova criatura. Não podemos viver o presente com lembranças do passado, pois isso causa tristeza e dor, ou até mesmo atraso de vida. ... Isaías – “Esqueçam o que se foi; não vivam no passado.
Não é possível esquecer o passado completamente, no entanto, é possível evitar que essas recordações continuem fazem mal ao seu dia a dia. Lutar para que as más recordações não te torturem não é uma tarefa muito simples, para seguir adiante e deixar de pensar em um passado doloroso é necessário superá-lo.
5 dicas para superar o passado e se tornar mais feliz
Use as três chaves da memória --associação, localização e imaginação-- para evocar uma cena do seu passado e revivê-la. 1 - Escolha um ponto de partida específico, como o parquinho da escola, um museu, um porão antigo ou uma parte especial do jardim onde você costumava brincar.