17 assuntos de Química que podem cair no Enem 2020
Conceitos básicos de Ecologia no Enem
A Botânica no Enem foi por muito tempo esquecida, entretanto, nos últimos anos, houve um aumento do número de questões desse ramo da Biologia. A Botânica é a parte da Biologia que estuda os vegetais, sua morfologia, anatomia, fisiologia, ecologia e evolução.
Desde 2009, quando o Enem passou a ser a principal forma de ingressar em grande parte das faculdades do Brasil, os principais temas dentro do assunto de fisiologia humana que apareceram no exame foram respectivamente: sistema imunológico, circulatório, digestório, nervoso e endócrino.
Passos
Os filos que possuem vegetais vasculares, que não possuem sementes, são: Filo Pterophyta (samambaias e avencas); Filo Lycophyta (licopódios e selaginelas); Filo Sphenophyta (cavalinha);
Vasculares com sementes: Angiospermas e gimnospermas. As angiospermas apresentam flor e fruto, enquanto as gimnospermas apresentam uma flor falsa (como é o caso da pinha, "flor" que abriga o pinhão).
Os licopódios apresentam um esporófito constituído por um rizoma ramificado, do qual se desenvolvem os ramos aéreos e as raízes. Rizoma é um tipo de caule que cresce horizontalmente. Essas plantas possuem folhas que contêm características estruturais consideradas evolutivamente primitiva, sendo chamadas de microfilos.
angiospermas
Resposta. Explicação: As plantas vasculares sem sementes são aquelas que possuem tecido condutor, ou seja, xilema e floema. ... A adição de lignina à parede celular das células de sustentação e do xilema tornou-as rígidas, permitindo que as plantas se mantivessem eretas e alcançassem grandes alturas.
No reino vegetal as plantas são divididas em plantas avasculares e plantas vasculares. As plantas avasculares são aquelas que não possuem vasos condutores de seiva, e as plantas vasculares são plantas que possuem vasos condutores de seiva.
Eusporangiadas: Com exceção das samambaias leptosporangiadas, todas as plantas vasculares possuem eusporângios, que são células que originam o esporângio e possuem várias camadas de células. Neste grupo encontramos as Ordens Glossales e Marattiales.
Podemos classificar esse grupo de plantas em quatro filos com representantes vivos atualmente: Lycophyta, Psilotophyta, Sphenophyta e Pterophyta. Esse último grupo é o mais conhecido e usado para representar as pteridófitas. Nele estão incluídas as samambaias e avencas.
Botânica. São as plantas vasculares sem sementes. Atualmente, costuma-se dividir essas plantas costumam em 4 filos: Psilophyta, Lycophyta, Sphenophyta e Pterophyta (o filo das samambaias). As pteridófitas possuem arquegônios contendo a oosfera.
Resposta. 1) Os esporófitos são as estruturas que causam a reprodução das plantas, de todas elas. Os estróbilos são as estruturas reprodutoras das Gimnospermas, onde há o megastróbilo e o microstróbilo, o primeiro é feminino e o segundo é masculino.