As áreas marginais inundadas periodicamente pelas águas de rios, lagos, igarapés, paranás e furos é que iremos denominar de terreno de várzea. ... Nem toda área marginal das correntes de água é considerada várzea, pois pode-se encontrar terra firme não inundada pelas cheias do rio.
Várzea é um tipo de vegetação característico da Amazônia, que ocorre ao longo dos rios e planícies inundáveis. ... A várzea alta acompanha as margens dos rios, onde partículas maiores de sedimentos são depositadas. Nessa região o tempo de inundação é menor e a água seca completamente durante os meses menos chuvosos.
Os igapós é a parte da floresta que está sempre inundada, a mata de várzea é a parte da floresta que fica inundada somente na época de cheia dos rios e mata de terra firme está em áreas livres de enchentes.
As matas de inundação são as sujeitas a água em excesso como os mangais, que vivem bem em áreas inundadas! De terra firme são as que vivem das chuvas anuais ou no caso de plantações vivem das regas!
A Floresta Amazônica está subdividida em: Mata de Igapó, Mata de Várzea, Mata de Terra Firme e Floresta Semiúmida.
Mata de igapó é um tipo de vegetação característico da floresta amazônica. Situa-se em terrenos baixos, ou seja, planos, ao longo de rios de águas negras e que são frequentemente inundados.
mata de igapó
Natal
Olá! A Floresta Amazônica tem sua composição vegetal dada em três degraus, quais sejam: Mata de Igapó: constituída por vitórias-régias, piaçava e outras árvores, localiza-se principalmente nos terrenos mais baixos perto dos leitos dos rios, sendo de características favoráveis aos solos alagados.
A vegetação é latifoliada, com espécies de grande porte e folhas largas. No entanto, a floresta não é homogênea, apresentando características distintas de acordo com a região. Ela apresenta basicamente três tipos de formações vegetais bem distintas: mata de terra firme, mata de várzea e mata de igapó.
Amazônia ou Amazónia (também chamada de Floresta Amazônica, Selva Amazônica, Floresta Equatorial da Amazônia, Floresta Pluvial ou Hileia Amazônica) é uma floresta latifoliada úmida que cobre a maior parte da Bacia Amazônica da América do Sul.
A fauna amazônica é a mais espetacular do planeta, incluindo felinos, roedores, aves, quelonios e primatas. Sua bacia hidrográfica possui a maior diversidade de peixes do mundo: entre 2.
O nome Amazonas é de origem indígena. Vem da palavra amassunu, que ruído das águas. Foi o capitão espanhol Francisco Orelhana quem batizou a região após descer o Rio Amazonas em 1541.
Embora apresente uma importância a nível mundial, a Amazônia sofre constantes ameaças em razão das ações antrópicas, a saber:
Amazônia. Um dos principais problemas é o desmatamento ilegal e predatório. Madereiras instalam-se na região para cortar e vender troncos de árvores nobres. Há também fazendeiros que provocam queimadas na floresta para ampliação de áreas de cultivo (principalmente de soja).
Biomas do Brasil: conheça as 9 principais ameaças
Infelizmente, a Caatinga é um dos biomas mais degradados do país, concentrando mais de 60% das áreas susceptíveis à desertificação. Historicamente, esta região vem sofrendo com a ausência de práticas de manejo do solo e com a monocultura e pecuária extensiva, além de inúmeras queimadas.
Biomas do Brasil: conheça as 9 principais ameaças