Cores indicam como a sua ferida está cicatrizando
A coloração preta numa ferida indica o mais grave dos quadros. Significa que o tecido da região necrosou. Em outras palavras, as células estão mortas. Em consequência, a cicatrização é interrompida, o ambiente se torna receptivo à proliferação de micróbios e há o risco do quadro se ampliar territorialmente.
Desbridamento ou debridamento é a técnica de remoção dos tecidos inviáveis através dos tipos autolitico, enzimático, mecânico ou cirúrgico. O tecido necrótico possui excessiva carga bacteriana e células mortas que inibem a cicatrização.
As feridas cirúrgicas, durante o processo de cicatrização, podem apresentar complicações como o hematoma, infecções e deiscências. O hematoma é uma coleção de sangue sob a pele, na ferida cirúrgica, que resulta em formação de coágulo que pode levar horas.
O desbridamento autolítico tem como fatores terapêuticos a hidratação do leito da ferida, fibrinólise e consequente ação de enzimas endógenas sobre o esfacelo/tecido desvitalizado(1,2). Auxiliam no desbridamento autolítico: hidrogel, alginato de cálcio, hidrocolóide e até filmes transparentes.
Significado de Autolítico adjetivo Relacionado com a autólise, com a destruição dos tecidos e/ou células do corpo por suas próprias enzimas. Desbridamento Autolítico. Processo de remoção da necrose, do tecido morto, numa ferida com a ajuda das enzimas do próprio organismo do paciente.
Na lista estão em evidência: o desbridamento autolítico, procedimento que opera com os próprios leucócitos e enzimas para a degradação do tecido necrótico; desbridamento enzimático ou químico, que aplica enzimas proteolíticas para estimular a degradação do tecido desvitalizado; desbridamento mecânico, no qual a ...
Desbridamento Cirúrgico: consiste na remoção do tecido necrótico por meio de procedimento cirúrgico, com o uso de tesouras ou bisturis. ... Debridamento químico: realizado a partir da utilização de curativos ou substâncias com propriedades químicas e autolíticas, que mantém o meio úmido adequado desbridamento da lesão.
Desbridamento ou Debridamento, em Medicina, é a remoção de tecidos desvitalizados para preparar o leito da ferida para a cobertura definitiva.
verbo transitivo direto Retirar a necrose, o tecido morto de uma ferida; desbridar: debridar um ferimento.
No curativo fechado, após a aplicação do medicamento tópico, a área da ferida é coberta por um curativo, geralmente gaze de malha fina, algodão ortopédico e atadura de crepom. O desbridamento é seguido por curativos com ou sem anestesia, em intervalos de 12h até 24-36h, dependendo da extensão e da gravidade da lesão.
Lavar imediatamente o local com água fria e sabão neutro por mais de 5 minutos para resfriar a pele e para que fique totalmente limpa e livre de microrganismos. Após a limpeza, o ideal e fazer compressas frias nas primeiras horas e usar um bom creme hidratante para manter a queimadura hidratada.