EQST

Como Surgiu O Ensino?

Como surgiu o ensino?

No último milénio antes de Cristo, Gregos e Romanos desenvolveram um tipo de ensino inicialmente com uma vertente militar mas depois cada vez mais individualizado, humanista e prático, norteado pelos sistemas políticos desses povos. A formação do cidadão era o objetivo do seu ensino pragmático e intelectualizado.

Quando e como surgiu a escola tradicional?

A linha tradicional de ensino teve a sua origem no século XVIII, a partir do Iluminismo. O objetivo principal era universalizar o acesso do indivíduo ao conhecimento. Possui um modelo firmado e certa resistência em aceitar inovações, e por isso foi considerada ultrapassada nas décadas de 60 e 70.

Quando iniciou a história da educação no Brasil?

1549

Quando se consolidou o sistema de ensino no Brasil?

No período que vai da queda do Estado Novo, em 1945, até a Revolução de 1964, quando se inaugurou um novo período autoritário, o sistema educacional brasileiro passou por mudanças significativas, destacando-se entre elas o surgimento, em 1951, da atual Fundação CAPES, que é a Coordenação do Aperfeiçoamento do Pessoal ...

O que é uma escola tradicional?

Na "Escola Tradicional" constituída pelo conjunto de instituições escolares que perduravam nos Estados Unidos da América nos finais do século XIX "o centro e a base das escolas são os professores e não as crianças" ou seja existia uma completa dependência dos alunos em relação aos professores.

O que era a educação tradicional?

Um dos mais usados na graduação é o método tradicional, no qual o professor é o sujeito ativo no processo de ensino-aprendizagem, repassando seu conhecimento aos alunos, normalmente por meio de aula teórica.

O que é o método tradicional?

Um dos mais usados na graduação é o método tradicional, no qual o professor é o sujeito ativo no processo de ensino-aprendizagem, repassando seu conhecimento aos alunos, normalmente por meio de aula teórica. ... Além do método tradicional, outro método utilizado pelos professores é o construtivista.

O que é tendência tradicional?

1.

O que é concepção tradicional?

Características da concepção pedagógica tradicional. O papel da escola é o de promover uma formação puramente moral e intelectual, lapidando o aluno para a convivência social, tendo como pressuposto a conservação da sociedade em seu estado atual (status quo).

Como a abordagem tradicional vê o aluno?

ABORDAGEM TRADICIONAL Neste tipo de abordagem coloca ao centro o professor, onde o aluno é tratado como uma tabula rasa, o aluno entra sem saber nada e o professor por saber mais que o aluno, transmite conhecimento ao mesmo de forma direta (neste tipo de abordagem, dá-se o nome de diretiva), acredita-se que o ...

O que é linha pedagógica?

As linhas pedagógicas correspondem as metodologias que resultam em ações práticas no processo de ensino e aprendizagem. Elas podem ser adotadas pela instituição educacional ou de forma individual por um pedagogo.

O que é o PPC de um curso?

O Projeto Pedagógico de Curso (PPC) é o instrumento que concentra a concepção do curso de graduação, os fundamentos da gestão acadêmica, pedagógica e administrativa, os princípios educacionais vetores de todas as ações a serem adotadas na condução do processo de ensino-aprendizagem da Graduação, respeitando os ditames ...

Qual a função da proposta pedagógica curricular dentro do planejamento escolar?

O que é uma proposta pedagógica? A proposta pedagógica da escola está prevista na Lei de Diretrizes e Bases da Educação de 1996 e tem como objetivo principal garantir a autonomia das instituições de ensino no que se refere à gestão de suas questões pedagógicas.

Como deve ser elaborado o projeto político pedagógico?

O projeto político pedagógico deve ser elaborado de maneira colaborativa. Assim, cabe a cada escola decidir o modo mais eficiente de incluir toda a comunidade no processo de criação do documento. Há instituições que optam pela formação de um conselho que delibera sobre o PPP escolar.

Quem deve elaborar o Projeto Político Pedagógico da escola?

A elaboração do projeto pedagógico deve ser pautada em estratégias que deem voz a todos os atores da comunidade escolar: funcionários, pais, professores e alunos. Essa mobilização é tarefa, por excelência, do diretor. Mas não existe uma única forma de orientar esse processo.