Uma vez que este problema não melhora sozinho ao longo do tempo, é aconselhado consultar um urologista para avaliar o prepúcio e fazer uma cirurgia, conhecida como frenuloplastia, onde o freio é cortado de forma a liberar a pele e diminuir a tensão durante a ereção. Confira o que fazer se acontecer rompimento do freio.
Parafimose:
Postec: esta pomada é uma pomada específica para a fimose que, além do corticoide, possui outra substância que ajuda a pele a ficar ainda mais flexível, a hialuronidase, facilitando a exposição da glande.
A parafimose é uma complicação da fimose e ocorre quando o indivíduo portador de algum grau de fimose consegue expor a glande, mas não consegue recobri-la, isto é, trazê-la de volta à posição original, e isto se configura uma emergência urológica, pois dificulta o fluxo sanguíneo no local, causando edema e dor.
Postec. A pomada postec é uma das mais conhecidas para o tratamento da fimose. O medicamento contém Valerato de Betametasona (corticoide), que tem ação anti-inflamatória, e a enzima Hialuronidase, que facilita a absorção do fármaco pela pele.
A cirurgia remove o excesso (total ou parcial) de pele para que a cabeça do pênis possa ser exposta sem causar dor ou incômodo. É um procedimento simples, com duração de cerca de 30 minutos, com anestesia local na base do pênis.
Para esses casos, é possível indicar uma anestesia que deixe o paciente desacordado para a realização da cirurgia de fimose. As opções são a anestesia geral ou a regional (como a raquianestesia ou a peridural) com sedação.
A cirurgia dura aproximadamente 30 minutos e, por conseguinte, o paciente está liberado para voltar à rotina, devendo fazer uso apenas de medicação antiinflamatória.
Circuncisão masculina é a remoção do prepúcio do pénis humano. No procedimento mais comum, o prepúcio é aberto, as aderências removidas e a pele separada da glande. Posteriormente é colocado um grampo próprio para estabilizar o pénis e a pele do prepúcio é cortada.
Trata-se de um procedimento ambulatorial que pode ser realizado apenas com anestesia local ou associado com uma sedação. Através de técnicas diferentes o tecido do prepúcio é removido e é realizada uma sutura circular entre a pele e a mucosa remanescente.
O procedimento é feito com anestesia (local ou local com sedação) e é removido o excesso de prepúcio. A técnica cirúrgica e o uso de dispositivos dependerá da idade do paciente e preferência do cirurgião. O mais importante é que seja realizado por profissional qualificado, o que determina menor chance de complicações.
Sintomas mais comuns no pós-operatório: - edema: trata-se do inchaço que acontece no corpo do pênis e ao redor da glande, durando de 5 a 15 dias. - sangramento/hematoma: é comum o aparecimento de alguns sinais de sangue ao redor da cicatriz às trocas de curativo, por isso ele deve ser trocado diariamente.
Homens circuncidados tem mais facilidade de fazer a higiene, menos chances de contrair infecções e doenças sexualmente transmissíveis. No entanto, os médicos recomendam a retirada do prepúcio somente em casos em que a fimose.