Os historiadores consideram que Stalin tornou-se governante efetivo da União Soviética a partir de 1927. A disputa pelo poder foi iniciada quando a saúde de Lenin começou a se deteriorar, entre 1922 e 1923, por conta de um derrame.
O stalinismo, enquanto regime autoritário, só foi implantado de fato quando Stalin assumiu o comando inconteste do PCUS e da União Soviética. Isso se deu em 1927 e iniciou um período de quatro anos de disputas internas pelo comando do partido e do país.
O governo de Stalin compreendeu-se entre os anos de 1924 e 1953. ... Stalin, agora governante da União Soviética, tomou medidas centralizadoras de diversos papéis na mão do Estado. Ele exercia forte repressão sobre seus inimigos políticos, executando ou exilando muitos de seus opositores e inimigos políticos.
No ano de 1924, o governo russo foi seriamente abalado com a morte de Vladimir Lênin. ... Tendo uma articulação política mais vigorosa e um discurso voltado para as questões internas do país, Stálin acabou assumindo o governo.
Gori, Geórgia
Os bolcheviques defendiam uma mudança radical de política para o povo, defendendo uma revolução socialista armada, caso necessário. Os mencheviques defendiam uma revolução moderada, permitindo primeiro a democracia e o pleno desenvolvimento do capitalismo para só depois implantar o socialismo.
Os principais líderes dos mencheviques eram Gheorghi Plekhanov e Iulii Martov. Do período que vai do Congresso de 1903 até a Revolução de Outubro de 1917, o Partido Bolchevique foi formado majoritariamente por intelectuais e pequeno-burgueses e atuou na clandestinidade.