Quimioterapia é um tratamento que utiliza medicamentos para destruir as células doentes que formam um tumor. Estes medicamentos se misturam com o sangue e são levados a todas as partes do corpo, destruindo as células doentes que estão formando o tumor e impedindo, também, que elas se espalhem pelo corpo.
Náuseas, vômitos, anemia, fadiga, mucosites e vários outros podem acontecer, mas isso não quer dizer que todos pacientes vão passar pelo problema.
Quimioterapia - Alguns quimioterápicos podem causar a dor com dormência nos dedos das mãos e dos pés. Normalmente, essa dor desaparece com o fim do tratamento, mas às vezes o dano é permanente. Cada pessoa conhece sua própria dor.
Se estivermos atingindo o objetivo proposto, o tratamento estará sendo efetivo. Particularmente, nos casos em que o nosso objetivo é a redução do tamanho das lesões (resposta clínica e radiológica) podemos utilizar dados do exame físico ou resultados de exames de imagem.
Isso mostra que a passagem pelo nosso organismo é rápida. Os comprimidos em geral ficam por poucos dias (tamoxifeno 7 dias, anastrozol 2 dias, por exemplo). Os que mais costumam demorar, são os chamados anticorpos monoclonais(herceptin, por exemplo), que podem permanecer por até alguns meses.
Quando isso ocorre, há queda na produção de elementos do sangue, diminuindo os níveis de glóbulos brancos (soldados da linha de frente do nosso organismo na defesa contra infecções). O paciente adoece entre três e sete dias após o ciclo da químio.
Só para dar uma ideia, estudos revelam que 70% dos pacientes com câncer não respondem à quimioterapia. Ou seja: sete em cada dez pessoas com a doença estão recebendo um tratamento inadequado. E o pior é que elas estão, provavelmente, caminhando para perder a luta contra seus respectivos tumores.
Alguns pacientes acreditam que nada mais pode ser feito se a doença não puder ser curada e interrompem o tratamento. Porém, radioterapia, quimioterapia, cirurgia e outros tratamentos geralmente podem retardar o desenvolvimento da doença e ajudar a controlar os sintomas.
Assim como o Mal de Parkinson, o Alzheimer, a esclerose e a AIDS, grande parte dos cânceres não tem cura. Muitos tumores assustam pela sua imprevisibilidade e são devastadores para os pacientes e seus familiares.
A oxigenoterapia é um método terapêutico para complicações respiratórias e falta de ar, que funciona repondo o oxigênio até que ele esteja no nível acima de 90%, o ideal para a saúde. Este tratamento pode ser feito através da utilização de cilindros ou concentradores de oxigênio.
O que alimenta o câncer? Segundo especulações, existem três alimentos que alimentam o câncer, sendo eles: carboidratos, açúcares e proteínas animais.
12 dicas para prevenir o câncer
Então, confira os 10 Alimentos que Combatem o Câncer.
Eles encontraram uma célula-T (ou linfócito T) com um novo tipo de "receptor" que identifica e ataca células cancerosas, ignorando as saudáveis. A diferença nesta célula imunológica é que ela pode escanear o corpo em busca de ameaças que devem ser eliminadas e atacar uma ampla variedade de cânceres.
9 alimentos que ajudam na prevenção do câncer
O aranto (nome popular da kalanchoe daigremontiana) é uma planta ornamental que vem sido divulgada no universo online como suposto tratamento para o câncer.
A substituição por açúcar mascavo, demerara, mel ou melado é importante para o tratamento oncológico.