EQST

Como Prevenir As Doenças No Transmissveis?

Como prevenir as doenças não transmissíveis?

Para ter uma alimentação equilibrada e mais saudável é necessário colocar em prática alguns hábitos: evite o excesso de açúcares e de sal, frituras e alimentos industrializados, que possuem concentração de sódio, de conservantes e de produtos cancerígenos e consuma alimentos in natura, como frutas verduras e legumes.

Quais são as doenças não contagiosas?

Os quatro principais grupos de doenças crônicas não contagiosas são:

  • doença cardiovascular;
  • doença respiratória;
  • doença autoimune e câncer;
  • doença do diabetes.

Quais são as principais doenças transmissíveis e não transmissíveis?

Doenças Transmissíveis e não Transmissíveis

  • DST-Aids.
  • DANT.
  • Doenças de Veiculação Hídrica e Alimentar (DVHA)
  • HANSENÍASE.
  • Hepatites Virais.
  • Imunização.
  • Meningites.
  • Tuberculose.

O que se entende por morbidade?

MORBIDADE é a variável característica das comunidades de seres vivos, refere-se ao conjunto dos indivíduos que adquirem doenças (ou determinadas doenças) num dado intervalo de tempo em uma determinada população. A morbidade mostra o comportamento das doenças e dos agravos à saúde na população.

O que é prevenção de agravos?

A prevenção de agravos é orientada por ações de detecção, controle e enfraquecimento dos fatores de risco ou fatores causais de grupos de enfermidade ou de uma enfermidade específica, tendo como objetivo suficiente a ausência da doença.

O que é controle de saúde?

O controle social na saúde é um dos princípios organizativos do Sistema Único de Saúde (SUS) que garante a participação da população no processo de formulação e controle das políticas de saúde no Brasil.

O que são agravos de notificação compulsória?

Notificação Compulsória: comunicação obrigatória à autoridade de saúde, realizada pelos médicos, profissionais de saúde ou responsáveis pelos estabelecimentos de saúde, públicos ou privados, sobre a ocorrência de suspeita ou confirmação de doença, agravo ou evento de saúde pública, descritos no anexo, podendo ser ...

O que é controle da doença?

Controlar, significa reduzir a prevalência e a incidência do número de casos da doença. Reduzir o número de casos novos num determinado período de tempo e reduzir a manifestação das doenças para um número considerado adequado para as condições de saúde pública do país.

O que é controle de doenças de plantas?

O CONTROLE QUÍMICO DE DOENÇAS DE PLANTAS É, EM MUITOS CASOS, A ÚNICA MEDIDA EFICIENTE E ECONOMICAMENTE VIÁVEL PARA GARANTIR AS ALTAS PRODUTIVIDADES E QUALIDADE DE PRODUÇÃO, VISADAS PELA AGRICULTURA MODERNA. ESPÉCIES DE PLANTAS SERIA IMPOSSÍVEL SEM O EMPREGO DE FUNGICIDAS EM LOCAIS OU ÉPOCAS SUJEITAS A DOENÇAS.

O que é controle cultural de doenças de plantas?

a) Controle cultural – Mobilização do solo, rotação de cultura, destruição de restos culturais, adubação, alteração da época de plantio, poda ou desbaste, irrigação ou drenagem, destruição de hospedeiros alternativos, uso de barreiras e destruição mecânica.

O que é controle cultural de pragas?

O controle de pragas cultural consiste na estratégia de tornar a cultura ou o habitat inóspito para as pragas, para então reduzir a sua incidência. Assim sendo uma forma de controle sem a aplicação de produtos, sejam eles de origem química, orgânica ou biológica.

Como acontece o controle cultural?

O controle cultural consiste no uso de práticas que incrementem o desenvol- vimento e o poder de competiç˜ao da cultura, diminuindo substancialmente a interferência das plantas daninhas. Estas práticas também podem aju- dar na eliminaç˜ao de plantas daninhas reduzindo o banco de sementes do solo.

Como é feito o controle de plantas daninhas?

O controle mecânico de plantas daninhas é feito por meio do arranquio manual ou uso de equipamentos como a enxada e cultivadores (enxada fixa ou rotativa). Mesmo após a introdução de herbicidas no mercado, o uso desses equipamentos é muito comum.

Como funciona o controle biológico?

A premissa básica do controle biológico é controlar as pragas agrícolas e os insetos transmissores de doenças a partir do uso de seus inimigos naturais, que podem ser outros insetos benéficos, predadores, parasitóides, e microrganismos, como fungos, vírus e bactérias.