A democracia grega possuía, entre outras, duas características de grande importância para o futuro da Filosofia. Em primeiro lugar, ela afirmava a igualdade de todos os homens adultos perante as leis e o direito de todos de participar diretamente do governo da cidade, da pólis.
Resposta. Resposta: Foi a filosofia mais contribuiu com o surgimento da Democracia do que o contrario. Mas voltando a sua pergunta, a democracia permitiu que se questionasse como diria Lucia Hipólito (comentarista politica), "A democracia nos dá o direito de sermos diferentes".
Os sofistas contribuíram no desenvolvimento dos estudos da linguagem na tradição cultural grega. Seu interesse pela elaboração do discurso correto e eficaz levou a investigar a língua grega e a iniciar seu estudo sistemático,examinando o significado e a origem das palavras.
A sofística constituiu um fenômeno com um alto significado na história da educação, pois foi com os sofistas que a paidéia ganhou um sentido e um significado mais profundo, isto é, a educação passou a ser tratada de forma mais consciente e racional.
A maior contribuição dos sofistas foi, certamente, utilizarem-se da razão para ajudar a colocar o ser humano em seu devido lugar, ou seja, no centro das atenções. ... A sofística veio, exatamente, resgatar o ser humano das sombras da filosofia da physis e colocá-lo em total evidência.
Eles se julgavam sábios, possuidores da sabedoria e como Atenas passava por uma fase de crescimento cultural e econômico e paralelo a isto, o surgimento da democracia, os sofistas ensinavam principalmente a retórica, que é a arte da persuasão, instrumento principal para o cidadão que vivia a democracia.
Protágoras