EQST

Como Podemos Diferenciar Os Trs Tipos De Consequencialismos?

Como podemos diferenciar os trs tipos de Consequencialismos? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.

Como podemos diferenciar os três tipos de Consequencialismos?

Apresenta-se, assim, apenas alguns deles para demonstração: o consequencialismo de regras, onde um número determinado de regras é selecionado com a finalidade de apontar para as melhores consequências e, assim, são capazes de determinar que tipos de ação são consideradas moralmente erradas; o consequencialismo de ato, ...

Qual o conceito de consequencialismo?

Consequencialismo é um termo filosófico criado por Elizabeth Anscombe em “Modern Moral Philosophy”, 1958, para defender a tese de que um agente é responsável tanto pelas consequências intencionais de um ato, como pelas não intencionais quando previstas e não evitadas.

O que é uma corrente ética consequencialista?

ÉTICAS CONSEQUENCIALISTAS - teorias morais segundo as quais as acções são correctas ou incorrectas em função das suas possíveis consequências ou resultados. Exemplo: romper uma promessa será correcto ou incorrecto, dependendo das consequências boas ou más que resultem da acção.

O que são as teorias éticas da causalidade e do consequencialismo?

O consequencialismo é toda e qualquer teoria ética segundo a qual o factor decisivo da acção moral não é a intenção, abstractamente considerada, o procedimento, a norma, mas sim o resultado, a consequência da acção.

Quem é o principal representante da ética consequencialista?

O consequencialismo das regras, cujo representante mais influente é talvez R. B. Brandt (1979), é a opção mais frequente. Segundo esta perspectiva, o estatuto moral de um acto depende da sua conformidade a regras, de tal maneira que um acto é errado se, e apenas se, estiver em desacordo com as regras morais correctas.