O movimento cubista é dividido em duas fases:
O Cubismo é um movimento artístico que surgiu na França durante o século XX. Tem como os principais representantes os artistas Pablo Picasso e Georges Braque. A estética foi marcada pela utilização das formas geométricas, como os cubos, esferas e cilindros.
O cubismo se divide em duas fases: Cubismo Analítico (1909) caracterizado pela desestruturação da obra em todos os seus elementos. ... Cubismo Sintético (1911) reagindo à excessiva fragmentação dos objetos e à destruição de sua estrutura. Basicamente, essa tendência procurou tornar as figuras novamente reconhecíveis.
Principais Pintores Cubistas
No entanto, os principais artistas fauvistas foram:
Separamos para vocês os principais artistas fauvistas e suas obras mais famosas:
O futurismo no Brasil teve como maiores influenciadores os artistas Oswald de Andrade e Tarsila do Amaral que, por meio do Manifesto Antropófago, propagaram um novo modo de fazer arte, celebrando a cultura nacional e refutando o dogmatismo formal da arte acadêmica.
Oswald de Andrade (1890-1954), poeta, dramaturgo e ensaísta brasileiro, um dos nomes centrais do modernismo nacional, foi o primeiro a mencionar o movimento futurista.
Movimento, tecnologia e vida urbana; Movimentos e destruição das máquinas; Religiosidade e sentimentos.
Futurismo no Brasil O futurismo chegou ao Brasil na década de 1920, 13 anos depois do seu surgimento, quando já era considerado ultrapassado na Europa. ... Algumas influências futuristas puderam ser observadas na Semana de Arte de Moderna de 1922, como a exaltação do futuro e a ruptura com o passado.
futurismo é um movimento artístico e literário que surgiu oficialmente em 20 de fevereiro de 1909 com a publicação do Manifesto Futurista, pelo poeta italiano Filippo Marinetti, no jornal francês Le Figaro.
Autores e obras do Futurismo
O futurismo deixou sua marca principalmente na pintura, mas também na literatura e arquitetura, entre outras artes. Assim, seus principais artistas são: Filippo Tommaso Marinetti (1876-1944): Mafarka, o futurista (1909), romance. Umberto Boccioni (1882-1916): Carga dos lanceiros (1915), pintura.
Dinamismo e simultaneidade são termos paradigmáticos da proposta futurista. ... A forte politização do movimento é outro traço marcante e distintivo da arte futurista.
“Passado” era uma palavra proibida para os futuristas. Eles queriam a destruição de qualquer símbolo ou memória que remetesse a um tempo anterior e que não revelassem uma adoração ao futuro. Por isso, eles valorizavam em demasia a violência e a guerra. Eles queriam destruir o passado com suas próprias mãos.
Resumo. As vanguardas europeias foram tendências artísticas que tomaram a cena na Europa no início do século XX; Foram movimentos de ruptura com a arte tradicional; ... Expressionismo, cubismo, futurismo, dadaísmo e surrealismo foram os principais movimentos das vanguardas europeias.
O Futurismo foi um movimento realizado em Paris, em 1909, para defender a destruição do passado, destacando o ritmo de vida moderno e exaltando o futuro. ... III - O intento em reproduzir a velocidade dos objetos e tipos humanos no espaço era a maneira de captar o ritmo alucinante e estimulante da sociedade moderna.
As obras do Futurismo baseavam-se fortemente na velocidade e no desenvolvimento tecnológico do final do século XX. Os primeiros futuristas europeus também exaltavam a guerra. ... Alguns pintores que aderiram ao movimento futurista foram Umberto Boccioni, Carlo Carrà, Giacomo Balla, Gino Severini e Luigi Russolo.