O agreste é uma sub-região nordestina, localizada entre a zona da mata e o sertão. Ou seja, é uma região que está entre o sertão e o litoral do Nordeste. Por isso, é chamada de zona de transição. Não é tão quente e seco como o sertão e nem tão úmido como a zona da mata.
planalto da Borborema
O Planalto da Borborema estende-se por vários estados do nordeste do Brasil e está presente no centro-sul do estado do Rio Grande do Norte. Ele é uma unidade da paisagem que influencia no regime climático, na dispersão da drenagem, no tipo de vegetação associada ao semiárido e condiciona o uso e a ocupação da terra.
Resposta. Resposta: Na cidade de Gravatá, no agreste pernambucano, as tradições nordestinas convivem com as baixas temperaturas. O município fica a 447 metros de altitude e tem o clima mais frio da região.
Caatinga
semiárido
Caatinga: é uma vegetação típica de clima semiárido, localizada no Nordeste brasileiro. Possui plantas espinhosas e pobres em nutrientes. Nos últimos anos, vem sofrendo diversas agressões ambientais que causam empobrecimento do solo, dificultando mais ainda o desenvolvimento dessa região.
Flora e fauna O estado de Mato Grosso do Sul abrange três ecossistemas: Cerrado, o Pantanal Mato-Grossense e floresta tropical. O Cerrado se caracteriza por árvores baixas e arbustos de galhos retorcidos. ... No Pantanal, a vegetação também é bastante variada, com árvores como o ipê, a aroeira e a figueira.
Pantanal
Quais são os 3 tipos de vegetação do Mato Grosso?
Mato Grosso é um estado privilegiado em termos de biodiversidade. É o único do Brasil a ter, sozinho, três dos principais biomas do país: Amazônia, Cerrado e Pantanal.
Amazônia
A floresta tropical é formada principalmente por árvores de grande porte. Nela vivem muitas espécies de animais, como onças, macacos, jaguatiricas e tucanos.
Na Floresta Amazônica existem diversos tipos de vegetações divididos em partes, há cerrado, campo e vegetação litorânea. No entanto o que predomina é a Floresta Amazônica, ocupando aproximadamente 80% de toda região norte.
Tipos de biomas no Brasil
Tendo em vista a bibliografia referida até aqui, considera-se que um bioma é uma área do espaço geográfico, com dimensões de até mais de um milhão de quilômetros quadrados, que tem por características a uniformidade de um macroclima definido, de uma determinada fitofisionomia ou formação vegetal, de uma fauna e outros ...
Os biomas podem ser divididos em aquáticos e terrestres: ... Biomas terrestres: tundra, floresta boreal, floresta temperada, floresta tropical, campos e desertos. Tundra: Bioma típico do hemisfério norte, entre as latitudes 60° e 80° Norte. A vegetação é composta por capim e junco.
Os biomas aquáticos são classificados em dois principais grupos: o marinho e o de água doce. O marinho corresponde aos mares e oceanos e o de água doce corresponde aos lagos, lagoas e rios. Os biomas de água doce podem ser de águas lênticas ou paradas (lagos e lagoas) e de águas lóticas ou em movimento (rios).
São sete os principais biomas mundiais: Tundra, Taiga, Floresta Temperada, Floresta Tropical, Savanas, Pradaria e Deserto. Os biomas são ecossistemas terrestres com vegetação característica e um tipo de clima predominante.
Resposta: Bioma é um conjunto de ecossistemas constituído por características (fauna e flora) fisionômicas de vegetação semelhantes em determinada região. No Brasil os Biomas conhecidos são: Mata Atlântica, Amazônico, Caatinga, Cerrado, Pantanal e Pampa.