Muralismo ou pintura mural é a pintura executada sobre uma parede, diretamente na sua superfície, como num afresco, num painel montado para uma exposição permanente. ... No século XIII, os trabalhos de Giotto deram extraordinário impulso à pintura mural e, a partir de então, surgiram grandes mestres dessa técnica.
Pode-se dizer que o Muralismo é uma arte mexicana que surgiu na primeira metade do século XX no México. É nessa altura também que tem início a Revolução Mexicana (1910), momento histórico que inspirou os artistas a expressar seus pensamentos críticos.
A escultura, como é conhecida atualmente, surgiu no Oriente Médio, foi uma das últimas artes a serem desenvolvidas durante a Idade Média, talvez pelo apelo sensual. ... Foi no Renascimento que a escultura se destacou, com a famosa estátua de Davi, de Michelangelo.
Manifestações importantes da arte mural românica são as das igrejas de Berzé-en-Ville, na França, de Oberzell e Reichenau, na Alemanha, e de Tarrasa e Tahull, na Espanha. No século XIII, os trabalhos de Giotto deram extraordinário impulso à pintura mural e, a partir de então, surgiram grandes mestres dessa técnica.
No Brasil, influências do muralismo mexicano podem ser sentidas na obra de Di Cavalcanti (1897-1976), Candido Portinari (1903-1962). Portinari associa a pesquisa de temas nacionais, com forte acento social e político em trabalhos como Mestiço, de 1934, Mulher com Criança (1938) e O Lavrador de Café, em 1939.
O termo assemblage é incorporado às artes em 1953, cunhado pelo pintor e gravador francês Jean Dubuffet (1901-1985) para fazer referência a trabalhos que, segundo ele, "vão além das colagens".
No Brasil a ideia de ocupar espaços públicos com murais surgiu na metade do século XX. Momento em que houve forte processo de urbanização. Ligado à necessidade de modernização e intensa construção civil, o muralismo foi crescendo junto com esse movimento.
Cândido Portinari
Resposta: A imagem 3, porque representa a história do México, Internacional.
O Muralismo é um movimento artístico que surgiu no México, no início do século XX, criado por um grupo de intelectuais pintores mexicanos, após a Revolução Mexicana, reforçado pela grande depressão e pela primeira guerra mundial.
Resposta. Resposta: a) O muralismo surgiu depois da Revolução Mexicana, e explicitava a história do povo, fortemente nacionalista, revelando a crueldade a que o povo e a terra foram submetidos, ia contra a visão de colônia espanhola, uma resposta àquela arte.
Resposta. Toda a mensagem transmitida pelas obras muralistas está impregnada de ideais socialistas, abordados de uma forma mais idealista e utópica, em Rivera, mais crítica e pessimista, em Orozco ou mais convicta e interventiva, em Siqueiros.
As obras que eram desenvolvidas pelos astecas chamavam bastante atenção pelo modo como os templos e palácios eram construídos e a manutenção contínua que era feita através do trabalho de arquitetos e artesãos. A ligação entre as duas são os movimentos artísticos.
No ano de 1911, lançou o Plano de Ayala, que reivindicava a reforma agrária mexicana. O documento se tornou um referencial para a luta pela terra na América Latina. Villa e principalmente Zapata, além da reforma agrária, tinham como meta o retorno às origens (uma revalorização da identidade indígena mexicana).
Sobre o lema “terra e liberdade”, os trabalhadores rurais foram liderados por Emiliano Zapata – caudilho da região sul – e Pancho Villa, camponês pobre da parte meridional. ... No entanto, as ações dos camponeses liderados por Zapata e Villa forçaram a queda do governo Huerta, em 1914.
Porfirio Díaz foi um político (militar) mexicano, e presidente em três períodos políticos. Ele foi importante por liderar um exército contra o Imperador, e promover estabilidade política e urbanização (desenvolvimento do México).
Forças revolucionárias:
A Revolução de 1930: A classe média , setores da oligarquia agrária não alinhados ao eixo MG e SP , os tenentes , em revolta contra a situação social, parte difusa da população,e o Partido Democrático, criado em São Paulo em 1926. compunham a Aliança Liberal.
A Revolução Mexicana foi um grande movimento armado que começou em 1910 com uma rebelião liderada por Francisco I. Madero contra o antigo autocrata general Porfirio Diaz. Foi a primeira das grandes revoluções do século XX.
Em 20 de agosto, o fazendeiro Venustiano Carranza, chefe da facção rebelde do norte, se declara presidente do México, apesar das objeções de Pancho Villa. Zapata se apodera de todo o estado de Morelos e ocupa Cuernavaca. Repentinamente, novas cisões ocorrem na liderança rebelde.
Emiliano Zapata Salazar (San Miguel Anenecuilco, 8 de agosto de 1879 — Chinameca, 10 de abril de 1919) foi um importante líder na chamada Revolução Mexicana de 1910 contra a ditadura de Porfirio Díaz, sendo considerado um dos heróis nacionais mexicanos.
Emiliano Zapata (1879-1919) foi um dos líderes da Revolução Mexicana de 1910 que lutou contra ricos latifundiários que haviam se apossado de terras dos camponeses. Foi considerado um dos heróis nacionais do México.
Emiliano Zapata foi um dos líderes da Revolução Mexicana, que começou em 1910, no México. Ele lutava contra ricos latifundiários que haviam usurpado terras de camponeses. Seu objetivo era fazer que as terras fossem devolvidas a esses agricultores pobres. O lema adotado por ele foi “Terra e Liberdade”.
10 de abril de 1919
20 de julho de 1923
Entre 1876 e 1911, o presidente Porfirio Díaz (1830 - 1915) manteve uma ditadura militar no México, graças ao clientelismo e uma série de fraudes eleitorais. ... Com o apoio dos exércitos revolucionários de Emiliano Zapata e Pancho Villa, Madero é eleito presidente em outubro de 1911.