O produto utilizado para controle de pragas e doenças nas lavouras é conhecido mundialmente como pesticida (pesticides, em inglês).
Segundo dados da Organização Mundial da Saúde, compilados no Dossiê da ABRASCO, as principais doenças relacionadas à intoxicação por agrotóxicos são: arritmias cardíacas, lesões renais, câncer, alergias respiratórias, doença de Parkinson, fibrose pulmonar, entre outras.
- O uso incorreto dos agrotóxicos pode provocar danos ao meio ambiente, como contaminação do solo e dos recursos hídricos. - O uso acima do permitido em alimentos pode trazer riscos à saúde dos consumidores. - Há riscos de intoxicação por parte dos trabalhadores que manuseiam os agrotóxicos.
Resposta. Pois os agrotoxicos podem causar doenças e problemas de saude e nao fazem bem as plantas contaminando-as os problemas de saude que mais provocam nas pessoas sao os agudos e cronicos como :má formaçao fetal de mulheres gestantes,neoplasia,disturbios endocrinos,neurologicos,cardiacos,pulmonarese respiratorias.
Essa é umas melhores alternativas ao uso de agrotóxicos na agricultura....Utilize o controle biológico
“São necessários ajustes gradativos. Temos um modelo de agricultura que é viciado em veneno, é como largar o cigarro. O primeiro passo é justamente não estimular o uso de venenos”, ressalta, criticando os benefícios fiscais concedidos para agrotóxicos.
Apesar dos benefícios para a agricultura, os agrotóxicos são extremamente nocivos para os seres vivos e podem desencadear contaminação e poluição do solo, água e até mesmo do ar.
As alternativas mais vantajosas para ao uso de agrotóxicos visando a diminuição no uso e uma melhor qualidade de vida, é o uso de métodos de controle biológicos, culturais e preventivos, respeitando o meio ambiente.