O SMS broadcast é um recurso de transmissão de mensagens rápidas das operadoras de telefonia, que serve para despachar alertas em massa para todos os seus usuários. É utilizado geralmente como uma ferramenta de marketing para produtos e serviços da operadora e atrair o usuário para promoções.
Para desativar definitivamente esses avisos de publicidade, abra seu aplicativos de mensagens. Em seguida, coloque o número “457” como o destinatário do SMS que enviaremos. Agora, escreva a mensagem “SAIR” e clique em enviar.
Se você é cliente da Claro, basta responder gratuitamente ao SMS indesejado recebido (ou para o número 888) com a palavra "SAIR" (em caixa alta) ou ligar para 1052 de graça do seu celular.
Como bloquear ligações de telemarketing
O Não Me Perturbe é uma ferramenta nacional criada pela Anatel, em julho de 2019, que permite solicitar o bloqueio de ligações de telemarketing em todo o Brasil.
O site naomeperturbe.com.br permite o cadastro de números para bloquear chamadas de telemarketing de prestadoras de serviços de telecomunicações (telefonia móvel e fixa, TV por assinatura e internet) e instituições financeiras (operações de empréstimo consignado e cartão de crédito consignado).
Se depois do período as ligações continuarem, o consumidor pode entrar em contato pelo canal de comunicação do site ou pode ligar no 1331 da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e fazer uma reclamação. As sanções às empresas podem variar de advertência a multa de até R$ 50 milhões.
Para provar as ligações indevidas peça para a companhia telefônica a discriminação das ligações realizadas para o seu número. Caso não solucionem e continue sendo importunado, o consumidor pode entrar no Juizado Especial Cível contra a empresa, reclamando reparação por danos morais.
Você pode ajuizar uma ação em face da empresa , através dos JECS ( Pequenas causas ) . Pode entrar até sem advogado , pleiteando dano moral e a que parem de te enviar tais cobranças .
Ainda que o consumidor não tenha sido constrangido pelos serviços de telemarketing, ele pode solicitar o bloqueio destas ligações junto à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
Muito provavelmente, o que acontece quando seu telefone toca, você atende e então desligam na cara, é que seu número está sendo usado por um sistema de telemarketing, feito para atingir a maior quantidade possível de consumidores.
Bloquear o número de telefone pode ajudar, mas as empresas podem insistir com ligações a partir de vários números distintos. Nesse caso, se o consumidor tiver como comprovar que uma mesma empresa está sendo insistente nas ligações a partir de números diferentes, é possível formalizar uma reclamação no Procon.
O Diário separou dicas para quem está cansado dos números 011, das ofertas de planos, e das cobranças indevidas
Ou seja: o celular clonado é o aparelho usado pelo criminoso para fazer ligações telefônicas como se fosse o aparelho da vítima – assim, essas chamadas são debitadas na conta do titular da linha. Esse tipo de golpe é mais sofisticado e costuma ocorrer com uso de tecnologias ilegais de monitoramento.
Não atenda, é golpe! O Procon-SP divulgou vídeo em seu canal no YouTube para alertar sobre um golpe que permite clonar o número do celular. O golpe funciona com uma ligação telefônica, identificada no aparelho como sendo feita do próprio número de telefone da vítima.
Entenda o “golpe” Na verdade, o problema relatado pelo Procon tem origem em uma técnica chamada “spoofing”, que permite que chamadas realizadas pela internet (VoIP) insiram o próprio número de destino como se fosse o número que estivesse fazendo a chamada.