Você simplesmente divide o ativo circulante pelo passivo circulante. Por exemplo, se o ativo circulante for R$ 100 milhões e o passivo circulante for R$80 milhões, então a liquidez corrente é de 100/80 = 1,25.
Para calculá-lo, é preciso dividir o Ativo Circulante — que inclui itens como valores a receber no curto prazo, estoques, disponibilidade e despesas pagas antecipadamente — pelo Passivo Circulante, como dívidas e obrigações que vencem no curto prazo.
Para chegar ao valor do capital de giro líquido (CGL), é necessário subtrair o passivo circulante (PC) do ativo circulante (AC). Temos, então, a fórmula: CGL = AC – PC. Não há uma regra que defina qual é o resultado ideal para esse cálculo, pois ele varia de acordo com as características de cada negócio.
Os índices de liquidez são de especial interesse para bancos, fornecedores e credores no curto prazo da empresa. Os índices de liquidez normalmente empregados são: Índice de Liquidez Corrente (ILC); Índice de Liquidez Seca (ILS); e.
Índice de Endividamento Geral O Índice de Endividamento Geral (EG) é capaz de medir a dimensão da dívida total de uma instituição em comparação ao seu ativo. Na verdade, o cálculo é bem simples: basta dividir o valor total das dívidas – de curto e longo prazo – pelo total do ativo.
ACF = Ativo Circulante Financeiro; ACC = Ativo Circulante Cíclico; ARLP = Ativo Realizável a longo prazo; AP = Ativo Permanente; PCC = Passivo Circulante Cíclico; Page 9 87 Notas Unidade: Analisando os Demonstrativos Financeiros I PCF = Passivo Circulante Financeiro; PELP = Passivo Exigível a longo prazo; PL = ...
Os bens e direitos conhecidos como ativo circulante deverão ser consumidos, vendidos ou convertidos em dinheiro dentro de um período determinado de operações do empreendimento. Por ser realizável a curto prazo, é o ativo que possui maior liquidez na empresa.
Ou seja, no Não Circulante são incluídos todos os bens de natureza duradoura destinados ao funcionamento normal da sociedade e do seu empreendimento, assim como os direitos exercidos com essa finalidade. ... O Ativo Não Circulante está dividido em 4 grupos: Realizável a longo prazo, Investimentos, Imobilizado e Intangível.
Como exemplos de ativos circulantes temos:
Ou seja, são contas como os bancos e caixas, que já são dinheiro que de alguma forma se unem com as contas que serão rapidamente transformadas em dinheiro, como o estoque e os títulos a serem recebidos. Desta forma, o ativo circulante também é conhecido como capital em movimento.
O denominado "Ativo Circulante" constitui-se no grupo de contas contábil que registra as disponibilidades (caixa, bancos conta movimento e aplicações financeiras), os títulos negociáveis (como duplicatas a receber), os estoques e outros créditos de realização a curto prazo, como adiantamento a fornecedores e empregados ...
Para saber o quanto a empresa possui de ativo circulante, deve-se somar os seguintes itens: dinheiro + equivalentes em dinheiro + inventário + recebíveis + títulos negociáveis + despesas antecipadas + outros ativos líquidos – valores esses que aparecem no Balanço Patrimonial da organização.
Passivo não circulante
Para acharmos o valor do passivo circulante (obrigações pagas dentro de um ano, como por exemplo, contas de fornecedores, empréstimos, impostos, etc..), precisamos subtrair o passivo total do passivo não circulante.