Peso específico (d) de uma substância é a razão do peso (P) de uma porção dessa substância pelo volume (V) que ela ocupa. Densidade relativa é a razão da massa específica (densidade absoluta) de uma substância pela massa específica de outra substância tomada como referência.
A primeira é definida como a quantidade de massa em uma unidade de volume, de acordo com a fórmula “d=m/v”, onde “d” equivale à densidade (expressa geralmente em g/cm³ ou g/mL) a ser determinada; “m” a massa; e “v” o volume.
Usando uma régua, medir o comprimento, a profundidade e a largura do objeto em centímetros. Multiplica essas três medições para encontrar o volume em centímetros cúbicos. Divida a massa do objeto pelo seu volume para determinar sua densidade. Densidade é expressa em gramas por centímetro cúbico ou gramas por mililitro.
Para medir a densidade relativa de um mineral, é necessário o peso do mineral no ar e o peso do mesmo imerso em água. Nessa condição, quando a amostra encontra-se imersa, apresenta um peso menor devido à influência do empuxo.
Para usar é fácil: Basta pesar o picnômetro vazio, enche-lo com o produto a ser medido e depois pesá-lo cheio. Uma simples subtração dará o peso do produto. Como o volume já é conhecido, basta dividir o peso obtido (massa) pelo volume e pronto, achamos a densidade!
Por sua vez, permite saber a temperatura desse elemento. O picnômetro é uma grande ajuda, pois é um dos instrumentos de medição mais precisos do mundo químico. Por esse motivo, muitos cientistas preferem usar esse instrumento, uma vez que lhes permite ter mais precisão em seus experimentos de laboratório.
Ideal para determinar a densidade de uma substância, o picnômetro de vidro é uma saída fundamental para laboratórios de várias especialidades. É um pequeno frasco de vidro que possui uma abertura para fazer análises, ou trocar as substâncias, etc.
A densidade absoluta ou massa específica de um gás é a relação entre a massa e o volume do gás, nas condições de pressão e temperatura consideradas. Não pare agora... ... A unidade de densidade dos gases costuma ser g/L.
A densidade determina a quantidade de matéria que está presente em uma unidade de volume, por exemplo, o mercúrio possui maior densidade do que o leite, isso significa que num dado volume de mercúrio há mais matéria que em uma mesma quantidade de leite.
É utilizada como parâmetro para medir o nível de concentração de matéria em um determinado volume. Isso significa que quanto maior for a densidade, maior será a quantidade de massa compactada em um determinado volume. Por outro lado, quanto menor o volume ocupado por determinada massa, maior será a sua densidade.
Resposta. Resposta: O mais denso é o Mercúrio, o menos denso o pau-brasil.
Resposta. Por causa da forma de "empacotamento" dos átomos e/ou moléculas, para formar as diferentes formas das matérias. Se o "empacotamento" ocupar menor volume, a densidade será maior - e vice-versa. A variação de massas atômicas e/ou moleculares também ajuda.
chumbo é mais denso que o algodão por causa da interação molecular do chumbo que é mais forte que o algodão. ... Se você conseguir apertar bastante o algodão, ele pode ficar com a mesma densidade do chumbo.
Tanto 1 kg de chumbo quanto 1 kg de algodão apresentam a mesma massa e, consequentemente, o mesmo peso. A resposta é: o peso dos dois é igual, mas, se você colocá-los em uma balança, o chumbo parecerá ser o mais “pesado”. ...
Um quilo de qualquer coisa é um quilo, ou seja, um quilo de ferro pesa o mesmo que um quilo de algodão. A unica diferença é que você vai precisar de muito mais algodão para chegar em um quilo do que de ferro.