Resultados acima do normal em crianças podem significar puberdade ou puberdade precoce. Níveis de FSH abaixo do normal podem significar: Ausência de ovulação....Valores altos de FSH no sexo feminino podem indicar:
O exame de sangue é o que possibilita a análise das taxas hormonais. Com ele, há o estudo dos níveis do hormônio responsável pelo desenvolvimento do óvulo. A medida é baseada no FSH, hormônio folículo estimulante, no LH, hormônio luteinizante e no estradiol, principal hormônio sexual feminino.
Durante a fase lútea, o FSH estimula a produção de progesterona. Ambos, estradiol e progesterona, ajudam a hipófise a controlar a quantidade de FSH produzida. O FSH também facilita a resposta dos ovários ao LH. Quando ocorre a menopausa, os ovários param de funcionar e o nível de FSH aumenta.
A fase lútea tem início após a ovulação. Ela dura aproximadamente 14 dias (a menos que ocorra fecundação) e termina pouco antes da menstruação. Nesta fase, o folículo rompido se fecha após a liberação do óvulo e forma uma estrutura chamada de corpo lúteo, que produz quantidades cada vez maiores de progesterona.
Como já mencionamos, o endométrio é essencial para uma gravidez acontecer. Se a fase lútea é menor do que o tempo de viagem do zigoto (embrião) das trompas até o útero, então as chances de engravidar se encurtam. O tempo mínimo deve ser de 11 dias e o máximo de 16 dias, não se esqueça.
Possui duração de 11 a 16 dias, dependendo do organismo da mulher, e começa quando o folículo que continha o ovócito durante a ovulação se transforma em corpo lúteo. A partir de então, passa a produzir progesterona e estrogênio. O pico desta produção acontece geralmente no 14º dia da fase lútea.
A formação do corpo lúteo acontece na última fase do ciclo menstrual, conhecida como fase lútea, e dura em média 11 a 16 dias, podendo variar de acordo com a mulher e regularidade do ciclo.
O corpo lúteo é relativamente grande em relação ao ovário, tendo cerca de 2 a 5 cm. A função do corpo lúteo é preparar o útero e manter a gravidez até que a placenta comece a secretar a progesterona.
O corpo lúteo é hemorrágico quando se dá uma rotura de um pequeno vaso sanguíneo. Manifesta-se através de um sangramento e, por vezes, pode apresentar-se acompanhado de uma dor pélvica aguda, como se se tratasse de uma cólica.
O termo insuficiência da fase lútea na gravidez é utilizado para descrever uma condição que ocorre quando o organismo materno não produz progesterona natural suficiente para manter a função normal do endométrio e assim dar suporte à implantação, desenvolvimento do embrião e a continuidade de uma gestação.