Ponte rolante. As pontes rolantes, por definição, são grandes máquinas que funcionam como um guincho porém presas à uma viga elevada que permite com que o guincho elétrico possa se locomover na horizontal (eixo X e Y), facilitando a elevação da carga no eixo Z (vertical).
Tipos de Pontes Rolantes
As pontes rolantes são equipamentos utilizados para movimentação e elevação de cargas (que não podem ser movidas facilmente de forma manual), compostas basicamente de viga, carro e talha. Elas podem ser construídas para suportar pesos variados e são compostas por uma estrutura metálica horizontal.
Trata-se de um par de trilhos ferroviários, normalmente fixados nas vigas laterais do edifício, que servem como caminho para o deslocamento longitudinal da Ponte Rolante.
Responsável pelo deslocamento vertical e transversal da carga. Pelo fato do Trolley ou carro se movimentar, alguns possuem chaves-limites e batedores nas extremidades dos trilhos usados como dispositivos de segurança.
Talhas geralmente trabalham com um sistema de embreagem, o que permite que a cadeia entre em um torque programado que impede qualquer sobrecarga. Em algumas talhas elétricas, o limite de sobrecarga é operado através da cadeia mecanicamente envolvida com um mecanismo interruptor.
Atualmente, existem diversos tipos de talhas no mercado, para as mais variadas aplicações: as talhas manuais (de corrente ou alavanca), talhas elétricas (de correia, de corrente e de cabo de aço) e as talhas pneumáticas.
A definição de trolley, na língua inglesa, refere-se a veículo que trafega sobre trilhos. Em alguns países, o termo acabou tornando-se sinônimo de bonde eletropropelido. Com o desenvolvimento da tecnologia de pontes rolantes, o conceito migrou para o cursor que trafega sobre as vigas (trilhos) horizontais.
Funciona com o princípio de redução através de polias, o que faz com que a força necessária para o içamento de uma determinada carga pela talha seja reduzida, porém, a metragem da corrente a ser puxada aumenta.
Qual a diferença entre o Guincho Elétrico e a Talha Elétrica? A diferença entre os dois equipamentos é quase nenhuma, ambos realizam as mesmas operações e são destinados para os mesmos fins, ou seja, elevação e movimentação de carga.
Certifique-se de que a talha esteja solidamente presa na base ou berço do gancho de suspensão. Certifique-se de que a talha e a carga estejam em linha reta. Não eleve em ângulo. Certifique-se de que a carga esteja fixada com segurança.
É utilizada para medir o esforço de tração em cabos de aço e fornecer sinal do peso ao indicador de pesagem com relés de nível, programados para atuar nos valores limites de segurança ao equipamento, impedindo o levantamento de cargas excessivas.
Como montar guincho de coluna
Top 10 ? Melhores Talhas Elétricas de 2021
Top 10 ? Melhores Talhas Manuais de 2021
Talha Pneumática A principal vantagem deste equipamento é que ele é muito mais preciso, sendo mais fácil de operar e controlar. Agora que a gente já sabe um pouco mais sobre Talhas, com certeza vai ficar fácil escolher a melhor para o nosso dia a dia!
A talha manual é uma ferramenta constituída de roldanas e correntes, especialmente desenvolvida para facilitar o içamento de cargas pesadas. Diferentemente das talhas elétricas, o içamento da carga se faz manualmente, através das correntes.