Beauveria bassiana é um fungo que possui capacidade de infeccionar e se desenvolver utilizando hospedeiros como lagartas, percevejos e larva-alfinete. Sobrevive nas pragas através da germinação dos esporos e liberação de conídios, os quais são estruturas de dispersão do fungo.
A produção de esporos na garrafa é de 4 x 1011/esporos para 100 g de arroz a 25ºC, depois de 24 dias de inoculação. Uma garrafa é o suficiente para pulverizar 100 plantas de café com uma dose de 5 x 108 esporos/planta.
A produção industrial de Metarhizium anisopliae é comumente realizada por fermentação em estado sólido (FES), utilizando-se arroz tipo 1 como substrato, com incubação em salas climatizadas com temperatura de 28º C.
O Metarhizium anisopliae, age por contato, entretanto a morte do inseto se dá pela infecção generalizada causada pelo fungo. ... temos que tomar alguns cuidados como: TEMPERATURA ABAIXO DE X, UMIDADE ACIMA DE X, uniformidade de aplicação para que o produto atinja o alvo, e o fungo se estabeleça.
A premissa básica do controle biológico é controlar as pragas agrícolas e os insetos transmissores de doenças a partir do uso de seus inimigos naturais, que podem ser outros insetos benéficos, predadores, parasitóides, e microrganismos, como fungos, vírus e bactérias.
Os principais benefícios do controle biológico, em comparação ao controle químico, que podemos destacar são: Redução da exposição dos produtores rurais aos pesticidas. Diminuição do risco de poluição ambiental. Não afeta a qualidade do solo.
Para controlar uma determinada praga: a) O que seria mais eficiente, a introdução de um predador ou a de um parasita? ... resposta:a) O controle biológico mais eficiente seria a introdução de parasitas para eliminar pragas naturais.
Quais métodos alternativos podem ajudar no controle de pragas?
Nível de Controle: é a menor densidade populacional da praga na qual táticas de manejo necessitam ser tomadas para impedir que o NDE seja alcançado.