Encoste suavemente o mamilo no lábio superior para que ele abra bem a boca. Quanto mais aberta estiver a boca, mais fácil será conseguir uma boa pega. Assim que a boca estiver bem aberta e a língua sobre a gengiva inferior, traga o bebê para o peito, apontando o mamilo para o céu da boca.
Mas você sabia que a pega do bebê (forma como ele posiciona a mama na boca), é muito importante para o sucesso na amamentação? Com a pega correta, o bebê vai aprender a retirar o leite de forma eficiente, sem machucar o seio materno.
Para fazer com que o bebê abra bem a boca, segure-o perto do seu mamilo, na altura do nariz. Toque o lábio superior do bebê com o mamilo para incentivá-lo a abocanhar. Quanto mais ele abrir a boca, mais fácil será conseguir uma pega correta.
A pega correta (veja foto acima) é quando a boca do bebê fica muito aberta e com os lábios para fora, ou seja, grande parte do peito está dentro da boca dele.
Características de uma pega perfeita
A apojadura, que é o preparo da mama para o início da produção do leite, é um desses desconfortos e nem sempre é fácil. Ela geralmente acontece até cinco dias após o parto. “Neste período, as mamas ficam maiores e bem cheias e algumas vezes quentes. ... Essas características permanecem até o 7º dia pós-parto.
Mas algumas produzem mais leite do que seus seios suportam, o que provoca a sensação desconfortável de empedramento e mamas muito cheias – uma condição denominada ingurgitamento. Embora seja geralmente temporária, pode causar muita dor nas 24 a 48 horas que costuma durar.
Depois de se preparar, ofereça o peito a seu filho quando ele quiser – a sucção dele é um ótimo remédio para aliviar a apojadura. Importante: não use compressas quentes ou banho quente, e entre de costas debaixo do chuveiro, para evitar a vasodilatação e aumentar o engurgitamento e a dor.
Peito empedrado: 5 passos para aliviar o desconforto
"Ao fim de seis meses de amamentação, seus seios devem começar a diminuir", explica a Dra. Kent. "Isso não é sinal de que você está produzindo menos leite, mas pode ser que esteja perdendo tecido adiposo da mama. Quando o bebê tiver 15 meses, seus seios devem ter o mesmo tamanho de antes da gravidez, mas não menor.
Vale ter em mente que não existe uma regra do quanto eles mudarão, pois cada organismo tem as suas especificidades. Mas é esperado que com o início da amamentação, eles cresçam para depois estabilizarem. “A mama fica maior de volume para abrigar a quantidade de leite que está sendo produzida.
5. Quando eu parar de dar o peito meu filho ficará desnutrido? Ele não ficará desnutrido se continuar a receber leite (materno ou de fórmula) e alimentos saudáveis, dependendo da fase do seu desenvolvimento.
O desmame vai ocorrer substituindo uma mamada por algum alimento, ou mamadeira, ou copo, dependendo da idade do bebê. Escolha uma mamada para oferecer mamadeira ou copinho em vez do peito e veja qual a reação. Quando ele se habituar, vá trocando outros horários também.
No geral, as diretrizes sugerem evitar a descontinuação abrupta. Várias referências sugerem que a descontinuação seja feita de forma gradual e num período de 2 a 4 semanas com reduções lineares até a dose terapêutica mínima ou metade da menor dose terapêutica antes da completa retirada.
Os médicos orientam que o bebê seja amamentado, pelo menos, até os seis meses. O ideal é que o processo para a criança desmamar seja lento. Que o leite materno é um santo remédio não há dúvida: protege a criança contra infecções e ajuda a prevenir alergias.
A mãe pode começar com o desmame noturno quando o bebê tiver entre 4 e 6 meses de idade, sempre de forma gradual. Neste momento, embora ele não precise tomar leite no meio da noite, é possível que acorde simplesmente porque está acostumado.