A multiplicação de fração algébrica segue o mesmo padrão da multiplicação de frações: multiplique numerador por numerador e denominador por denominador. De forma prática, multiplique primeiramente os coeficientes, coloque o resultado numérico e parta para a multiplicação das incógnitas.
Para adicionar ou subtrair frações numéricas com denominadores diferentes, encontre o m.m.c. dos denominadores, divida-o pelo denominador das frações iniciais e multiplique o quociente pelo numerador das mesmas. Depois é só somar os numeradores obtidos.
Na expressão algébrica fracionária, o denominador nunca pode ser igual a zero. Essa é chamada de condição de existência da fração algébrica.
A multiplicação com frações algébricas é feita da mesma maneira: multiplicar numerador por numerador e denominador por denominador. Observe o exemplo. Ainda é possível utilizar duas propriedades de potências para simplificar mais ainda o resultado.
A multiplicação algébrica é feita multiplicando-se termo a termo. Para multiplicar a parte literal, usamos a propriedade da potenciação para multiplicação de mesma base: "repete-se a base e soma-se os expoentes".
É uma expressão formada por operações matemáticas que envolvem números conhecidos e desconhecidos. As expressões algébricas são formadas por três itens básicos: números conhecidos, números desconhecidos e operações matemáticas. As expressões numéricas e algébricas seguem a mesma ordem de resolução.