Para montar a bússola basta cortar a rolha ou o pedaço de isopor e deixá-lo com cerca de 1 cm de altura, formando uma espécie de disco. Depois, esfregue uma das pontas da agulha na parte lateral do ímã cerca de 20 vezes, sempre no mesmo sentido e tomando cuidado para não fazer movimentos de ida e volta.
Orientação pela bússola A bússola é um meio de orientação muito utilizado. Ela é um instrumento com formato de relógio, possuindo uma rosa dos ventos no interior e uma agulha imantada, no lugar dos ponteiros, que aponta sempre para o norte.
Você sabia que a bússola é um ímã, assim como o planeta Terra? Todo ímã tem um pólo norte e outro sul, sendo que os opostos se atraem. Por isso, o pólo norte magnético da bússola (ponteiro pintado) aponta para o pólo sul magnético do planeta que, por coincidência, está perto do pólo norte geográfico da Terra.
As bússolas normalmente tem uma de suas extremidades pintada de vermelho, que aponta aproximadamente para o polo norte geográfico da Terra, quando estão na presença unicamente do campo magnético terrestre.
A bússola aponta para o Norte por que a Terra forma um gigantesco imã que exerce força de atração naquela direção. Desde a antiguidade já se sabia que uma agulha imantada e suspensa por seu centro de gravidade aponta sempre na mesma direção, embora não se soubesse por quê.
Gire seu corpo até que a agulha do compasso esteja alinhada com a seta-guia acima do painel (bem como a seta comum). Agora você está de frente para o norte magnético. Para encontrar o norte verdadeiro, vire o painel para a mesma magnitude e direção do valor de sua declinação.
Levante o seu braço esquerdo e nesse sentido estará o Oeste. À sua frente você encontrará o Norte. Atrás de você estará o Sul. Norte, Sul, Leste e Oeste são os pontos cardeais, que nos orientam.
O nascimento da Lua Muito tempo atrás, durante a noite, tudo era negro e os animais tinham medo da escuridão. Então, eles pediram ao Sol que os iluminasse também durante a noite. – Eu não posso – respondeu o Sol –, preciso clarear o outro lado da Terra. ... Olhem para o céu esta noite e terão uma surpresa.
Resposta. Devido a translação o sol passa a iluminar a outra face da terra.
Pode parecer estranho, mas a resposta para essa questão é sim, o sol vai esfriar um dia. O destino do nosso astro-rei, assim como o de qualquer estrela, já está traçado: fatalmente ele vai "morrer". ... Quando este hidrogênio terminar, em cerca de 1,5 bilhão de anos, o Sol começará a "queimar" suas reservas de hélio.
Sabemos que o nosso Sol passará por momentos dramáticos no futuro, e isso causará um grande impacto em todo o Sistema Solar. ... Sua temperatura aumentará muito e, para se reequilibrar, o Sol vai se expandir bastante e virar uma gigante vermelha, podendo chegar ao ponto de engolir a Terra e até Marte.