O Que A Alopecia?

O que a alopecia

A alopecia é a perda de cabelo do couro cabeludo ou de pelos de qualquer outra região do corpo. Na alopecia o cabelo cai em grande quantidade em determinadas áreas, proporcionando a visualização do couro cabeludo ou da pele que antes era coberta.

Watch related videos:

To develop alopecia, an individual must have both a family history, and some type of environmental trigger. The most common presentation involves bald patches on the scalp or beard. The hair loss is very unpredictable, with periods of sudden hair loss, followed by spontaneous hair growth. The hairs affected by alopecia will have a characteristic “exclamation point” shape, making them more likely to fall out.

Eflúvio telógeno - nesse tipo de alopecia, é comum a queda de até 300 a 500 fios por dia. Isso resulta, sobretudo, na perda de volume do cabelo.  Um evento ou condição médica, como desequilíbrio da tireoide, parto, cirurgia ou febre, geralmente a desencadeia. Pode ocorrer, ainda, como resultado de uma deficiência de vitaminas ou minerais. Se o evento desencadeante for temporário - por exemplo, se você se recuperar da doença que está causando a queda de cabelo - o cabelo pode voltar a crescer depois de seis meses. Em alguns casos, a perda de cabelo pode durar anos. 

Nos homens, existe uma grande probabilidade do aparecimento de alopécia androgenética (calvície) devido a antecedentes familiares (genética), tipicamente com alterações hormonais.

Causas da alopécia

Causas da alopécia

Outra diferença entre a alopécia masculina e feminina é o impacto emocional da perda de cabelo. A alopécia é uma doença que afeta esteticamente as pessoas, e embora exista um desequilíbrio emocional nos homens, o risco deste é mais elevado nas mulheres. Tipicamente, a queda de cabelo provoca problemas acrescidos de baixa auto-estima nas mulheres. O problema pode desencadear ansiedade e até depressão em casos mais graves.

O diagnóstico da alopecia deve ser feito pelo dermatologista a partir da avaliação do couro cabeludo, principalmente da região sem cabelo. Em alguns casos, pode ser também feita a coleta de fios da região ou de uma pequena amostra do couro cabeludo para que seja feita uma avaliação mais detalhada e, assim, seja possível identificar a causa da alopecia e iniciar o melhor tratamento.

O teste de tração ajuda o médico a avaliar a perda de cabelo. Eles puxam suavemente um punhado de cabelo (cerca de 40 fios) em, pelo menos, três áreas diferentes do couro cabeludo. Aí então, o número de fios que caíram a cada puxão é contado e os examinam sob o microscópio para determinar a fase de crescimento em que se encontram. Se mais de 4 a 6 fios que estiverem na fase telógena caírem a cada puxão, o teste de tração é positivo e a pessoa provavelmente tem eflúvio telógeno.

Diagnóstico da alopécia

O efeito mais importante, tanto do minoxidil quanto da finasterida, pode ser a prevenção de uma maior queda capilar. Os efeitos duram apenas enquanto se tomarem os medicamentos.

Alopecia cicatricial - é um tipo mais raro da queda capilar, em que inflamações causam danos aos folículos capilares. No lugar, há crescimento de tecido cicatricial, o que impede a produção de novos fios no couro cabeludo.  A queda pode começar de forma súbita ou progredir lentamente. Para algumas pessoas, a alopecia cicatricial pode incluir ainda, lesões vermelhas ou brancas no couro cabeludo, inchaço e coceiras.

Alopecia: Clinical

Alopecia: Clinical

A alopecia areata é causada por fatores autoimunes ou emocionais, caracterizada por intensa queda de cabelo em determinadas áreas, resultando no aparecimento de placas redondas no couro do cabeludo com ausência de pelo. Saiba reconhecer os sintomas e causa da alopecia areata.

Os médicos em algumas situações classificam a perda de cabelo como focal (confinada a uma parte do couro cabeludo) ou difusa (espalhada). A perda de cabelos também pode ser classificada conforme a existência ou não de cicatrização.

(Calvície)

Como a queda de cabelo não pode ser usada por si só para diagnosticar a alopécia, são utilizados outros métodos que permitem a distinção entre outros problemas causadores da perda de cabelo, a saber:

Classificar o tipo de alopecia é essencial para direcionar o tratamento. Por isso, é sempre indispensável consultar o médico dermatologista ou tricologista (especialista na saúde do cabelo). Mesmo nos casos em que a queda de cabelo é permanente, existem maneiras de minimizar a perda intensa dos fios. 

A causa exata da alopecia areata ainda não é completamente conhecida, mas acredita-se que tenha origem autoimune, em que o sistema imunológico produz anticorpos que atacam as células saudáveis dos folículos pilosos, podendo-se desenvolver também devido a fatores genéticos.

What It Is, Causes, Signs, and Treatment

To develop alopecia, an individual must have both a family history, and some type of environmental trigger. The most common presentation involves bald patches on the scalp or beard. The hair loss is very unpredictable, with periods of sudden hair loss, followed by spontaneous hair growth. The hairs affected by alopecia will have a characteristic “exclamation point” shape, making them more likely to fall out.

Pessoas que apresentam perda de cabelo e sinais de distúrbio sistêmico devem procurar um médico imediatamente. Mulheres que desenvolveram características masculinas devem ligar para o médico para discutir quando elas devem ser examinadas. As outras pessoas devem procurar um médico quando possível, porém a consulta não é urgente, a não ser que outros sintomas se desenvolvam.

Quanto tempo dura a alopecia areata?

Quando o cabelo volta a crescer, geralmente é branco e fino para depois adquirir cor e consistência normais. Com ou sem tratamento, crescimento parcial ou completo deve ser esperado dentro de um ano, nos casos de alopecia em placas. De 7% a 10% dos pacientes desenvolvem formas graves de alopecia crônica.

Como tratar alopecia areata no couro cabeludo?

A alopécia areata não tem cura e o seu tratamento depende da gravidade da queda capilar, mas normalmente é feito com injeções e pomadas que são aplicadas no couro cabeludo para estimular o crescimento de cabelo, sendo importante que o tratamento seja orientado pelo dermatologista.

Qual a pior alopecia?

A forma mais avançada de alopecia areata é a universal, que geralmente ocorre em um estágio mais tardio da vida de homens e mulheres. Esta condição resulta na perda total do cabelo em todo corpo e é causada por uma mutação cromossômica no nascimento.

O que fazer com queda de cabelo por estresse?

O diagnóstico precoce é fundamental para reverter os quadros de alopecia areata. Geralmente, o tratamento contra queda de cabelo por estresse envolve a ingestão de suplementos vitamínicos ou de remédios vasodilatadores, além da aplicação local de cremes contendo corticosteróides.

Quando o cabelo cai por estresse?

O estresse pode causar queda de cabelo, cientificamente chamada alopécia androgenética ou areata, porque ele inibe o desenvolvimento e aumenta a inflamação, comprometendo a circulação sanguínea dificultando a permanência dos fios no couro cabeludo.

Como saber se a queda de cabelo e emocional?

Alan pontua que a queda dos cabelos é um fator que abala diretamente a autoestima. Mudança de apetite, insônia, cansaço constante, tensão muscular e alergia na pele são outros sinais de estresse que precisam de atenção.

O que o estresse pode causar no couro cabeludo?

O estresse pode levar ao aumento da oleosidade dos cabelos e desencadear problemas como a dermatite seborreica, uma doença crônica que pode afetar tanto o couro cabeludo quanto a pele.