Já o IAC é calculado pela relação [Quadril / (altura x altura)] – 18. Um IAC saudável para mulheres vai de 21 a 32; 33 a 38 indica sobrepeso e valores acima de 38 são considerados casos de obesidade.
O percentual de gordura é estimado usando a somatória de todas as dobras que o protocolo pediu e depois disso esse valor é usando em uma equação que vai encontrar a densidade corporal e depois esse resultado da densidade corporal é usado em outra equação que vai enfim encontrar o percentual de gordura.
Criado no século 19 pelo matemático Lambert Quételet, o Índice de Massa Corporal, conhecido pela sigla IMC, é um cálculo simples que permite medir se alguém está ou não com o peso ideal. Muitas pessoas buscam descobrir seu IMC quando iniciam uma dieta específica ou uma atividade física.
Ainda que o IMC tenha sido considerado o indicador mais confiável de gordura corporal, ele também não leva em consideração a massa muscular, o que pode indicar incorretamente uma obesidade que não existe, disse a pesquisadora Margaret Ashwell da Unviersidade Oxford Brookes, no Reino Unido, em um estudo à parte.
O Índice de Massa Corporal foi inventado entre 1830 e 1850. É uma medida de gordura do corpo calculada numa relação entre altura e peso. Um indivíduo com IMC abaixo de 18,5 é considerado abaixo do peso. De 18,5 a 24,9 normal; de 25 a 29,9, acima do peso, e acima de 30, obeso.
Valores de IMC abaixo de 18,5: adulto com baixo peso. Valores de IMC maior ou igual a 18,5 e menor que 25,0: adulto com peso adequado (eutrófico). Valores de IMC maior ou igual a 25,0 e menor que 30,0: adulto com sobrepeso. Valores de IMC maior ou igual a 30,0: adulto com obesidade.