EQST

O Que Ehrlichia Canis?

O que Ehrlichia Canis? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.

O que é Ehrlichia Canis?

A Erliquiose canina (ou Erlichiose) é uma doença infecciosa severa que acomete os cães, causada por bactérias do gênero Ehrlichia, sendo a principal a Ehrlichia canis. Raramente atinge gatos ou seres humanos, embora não seja impossível.

O que é Ehrlichia Canis e Ehrlichia Ewingii?

Ehrlichia canis é a bactéria responsável pela erlichiose monocítica canina. Além dos cães, Ehrlichia canis acomete os demais membros da família Canidae, que inclui cães, lobos e chacais, e possivelmente também acomete os gatos.

Como ocorre a transmissão da erliquiose?

A transmissão se dá pela picada do carrapato canino marrom comum (Rhipicephalus sanguineus) que funciona tanto como vetor como reservatório da enfermidade. Outra maneira de transmissão da enfermidade, esta bem menos comum, é por meio da transfusão sanguínea, pelo sangue infectado de um cão para outro sadio.

Qual a principal alteração laboratorial de um paciente com erliquiose?

A principal característica desta fase, é o aparecimento de uma hipoplasia medular levando à uma anemia aplástica, monocitose, linfocitose e leucopenia (GREGORY et al., 1990). A fase aguda ocorre após um período de incubação que varia entre 8 e 20 dias e perdura por 2 a 4 semanas.

O que é erliquiose crônica?

Erliquiose canina – da infecção aguda a doença crônica A erliquiose canina é uma doença transmitida por vetor (CVBD) globalmente distribuída, transmitida por carrapatos. Causada pela bactéria rickettsia Ehrlichia spp., a erliquiose afeta cães e humanos, bem como outras espécies domésticas e animais selvagens.