Os verbos direcionais são verbos que têm concordância e a direção do movimento marca os pontos iniciais no sujeito e finais no objeto. Todos os verbos na LIBRAS são direcionais, já que todos os sinais têm movimento.
Exemplos: ver, perguntar, responder, ensinar, aconselhar, ajudar, ir, encontrar, avisar, b) Não-direcionais (Verbos não direcionais : verbos que não possuem marca de concordância. ... Exemplos: pensar, entender, gostar, duvidar, odiar, saber; e verbos de ação, como: conversar, pagar, falar, acostumar.
Exemplos dessa categoria são DAR, ENVIAR, RESPONDER, PERGUNTAR, DIZER, PROVOCAR, que são subdivididos em concordância pura e reversa (backwards). Os verbos com concordância apresentam a direcionalidade e a orientação. A direcionalidade está associada às relações semânticas (source/goal).
1.
Quando há apenas uma oração, ou seja, um verbo, ele é chamado de período simples; quando há dois ou mais verbos, ele é chamado de período composto. Não pare agora...
O verbo é a palavra responsável por exprimir ação, estado e fenômenos em relação a determinado tempo. ... Geralmente exprime ideia de ação, estado ou fenômeno. É importante ressaltar que os verbos podem expressar outros tipos de fatos que não ação, estado ou fenômeno.
Lista com os 150 verbos regulares mais usados na língua portuguesa.
Verbo principal é aquele que possui significação plena, sendo o núcleo de uma oração:
Verbos de estado, também conhecidos como verbos estativos, são os verbos que traduzem a posse de uma situação no sujeito. São exemplos de verbos de estado: falar, permanecer, morar, ter, amar, sentir e achar.