O feudo estava dividido em basicamente três partes: Manso Senhorial: as melhores e maiores terras do feudo que pertenciam ao senhor feudal, suficientes para sustentar sua família. ... Manso Servil: terra dos servos, onde cultivavam seus produtos, produzindo o necessário para a sobrevivência.
A economia feudal baseava-se principalmente na agricultura. Existiam moedas na Idade Média, porém eram pouco utilizadas. As trocas de produtos e mercadorias eram comuns na economia feudal. O feudo era a base econômica deste período, pois quem tinha a terra possuía mais poder.
A organização clerical era composta pelo Clero Secular e pelo Clero Re-gular. ... Na fragmentação político-social caracterizada pela disseminação dos feudos e por uma concentração da vida social no campo, o clero também foi responsável pela criação de vínculos entre as várias instituições medievais.
Nobreza. A nobreza era proprietária de terras e recebia o nome de senhores feudais. Estes aplicavam as leis, concediam privilégios, comercializavam com os vizinhos, administravam a justiça, declaravam a guerra e faziam a paz.
O rei fez um acordo com a nobreza de que daria privilégios ( como terras e riquezas, isenção de impostos...) especialmente a essa classe se a mesma o ajudasse a chegar ao poder absolutista. Visando esses privilégios, os nobres passaram a apoiar tal centralização, por interesses individuais.