Economia. A economia assíria era baseada no saque e nos tributos adquiridos na guerra. Os povos conquistados passavam a ser tratados como servos. Também atuavam de maneira rudimentar a agricultura e o comércio.
Os sumérios criaram a primeira forma de escrita da humanidade, conhecida como escrita cuneiforme. A escrita cuneiforme foi desenvolvida pelos sumérios por volta de 3000 a.C. para manter um registro sobre a contabilidade do comércio, do palácio real e da produção agrícola.
Os assírios, liderados pelo grande Rei Senaqueribe, tinham como principal característica a violência(extrema violência), o império Assírio foi destruído em 612 a.C pelos caldeus que não aceitaram seus costumes de saques, escravidão, altos tributos e como já havia dito extrema violência.
Economia, cultura e religião Um dos pilares da economia entre os assírios era a caça e a criação de ovelhas. Além disso, a região em que habitavam era rica em alguns recursos naturais, entre eles a madeira, o cobre e o ferro, o que possibilitava a importação desses produtos.
O rei Sargão foi um conquistador cuja memória permaneceu nas lendas e narrativas dos povos mesopotâmicos. Dizia se que ele havia sido abandonado pela mãe nas águas do rio Eufrates em um cesto de juncos, e foi salvo pela deusa ishtar e assim tornou se o iniciador de um grande império.