Entende-se por traumatismo raquimedular (TRM) lesão de qualquer causa externa na coluna vertebral, incluindo ou não a medula ou as raízes nervosas, em qualquer dos seus segmentos (cervical, dorsal, lombossacro). Frequentemente está associado a trauma cranioencefálico ou politrauma.
Na mielite transversa, o acometimento da medula espinhal desencadeia diferentes sintomas que variam de uma pessoa para a outra, a depender do acometimento do medula. Em cerca da metade dos casos, a recuperação da doença é completa, ocorrendo de forma espontânea em um período de semanas a meses.
Quando a mielite transversa envolve três ou mais segmentos vertebrais denomina-se mielite transversa longitudinal extensa (MTLE)4. Esta condição está comumente associada à neuromielite óptica (NMO), doença autoimune do sistema nervoso central, caracterizada pelo acometimento dos nervos ópticos e da medula espinhal.
A mielorradiculopatia esquistossomótica é a forma ectópica mais grave e incapacitante da infecção pelo Schistosoma mansoni. A sua prevalência em área endêmica tem sido subestimada.
A neuromielite óptica é uma doença desmielinizante que acomete predominantemente os olhos e a medula espinhal. (Ver também Visão geral dos distúrbios desmielinizantes.) A neuromielite óptica causa neurite óptica aguda, algumas vezes bilateral, além de desmielinização da medula cervical ou torácica.
No caso da neuromielite óptica, o corpo produz um anticorpo chamado aquaporina 4. Esse anticorpo ataca uma proteína responsável por transportar água no sistema nervoso o que causa a destruição e perda de células e fibras nervosas na medula espinal (mielite) e fibras nervosas no nervo óptico (neurite óptica).
A neuromielite óptica (NMO) e as doenças do espectro da NMO são doenças inflamatórias desmielinizantes do sistema nervoso central caracterizadas principalmente por ataques de neurite óptica uni ou bilateral (ON) e mielite aguda.
A detecção de anticorpos anti-aquaporina 4 serve para diferenciar a neuromielite óptica (NMO) da Esclerose Múltipla (EM), principalmente nos pacientes em fases precoces, que apresentaram um único ataque de mielite longitudinal extensa e que provavelmente vão evoluir para a NMO clássica.
O teste Anti-AQP4, da Euroimmun, sob a metodologia de imunofluorescência indireta fornece a determinação de autoanticorpos contra a proteína Aquaporina 4 em amostras de sangue ou líquor. O teste é baseado em células vivas (CBA – Cell Based Assay), com células transfectadas provenientes do substrato cerebelo de primata.
Esclerose múltipla é uma doença restrita ao sistema nervoso central (encéfalo e medula); já a esclerose lateral amiotrófica é outra doença com causa, sintomas e evolução completamente diferentes.