Para os astecas, a modalidade ganhou o nome de “tlachtli”, já os maias o definiram como o “pok-ta-pok”. Nesse jogo pré-colombiano, eram organizadas duas equipes de sete jogadores que deveriam atingir um pequeno círculo de concreto afixado em duas extremidades do campo com uma pesada bola de borracha.
Na versão mais comum do jogo, a bola era atirada à mão para o campo, e a partir desse momento os jogadores apenas podiam bater a bola de um lado para o outro do campo com as coxas, ancas e braços (sem chutar ou agarrar com as mãos) e através dos aros colocados nas paredes laterais do campo.
Um esporte de muitos nomes, referido pelos maias como pok ta pok ou pitz, pelos astecas como tlachtli ou ullamaliztli, e pelos futuros colonizadores espanhóis como juego de pelota. No final, ficou conhecido como jogo de bola mesoamericano.
Segundo estudo, o colapso da civilização não foi “monolítico”, mas teve muitas fases que variaram. Há cerca de 1.
A matéria-prima usada era origem animal, as bolas eram feitas de couro curtido (o famoso capotão) e a câmara de ar era uma bexiga de boi. ... Outro polímero, o Kevlar, foi usado para costurar a bola.
A arte maia, com seus entalhes em madeira e pedra, é vista pelos estudiosos como uma das mais belas da Era Clássica. Entre os trabalhos artísticos que sobreviveram ao longo do tempo, restam a cerâmica, os murais, as esculturas e a vasta arquitetura dos sítios arqueológicos.
Entre as manifestações artísticas dos astecas encontramos as suas esculturas, que remontam bustos, rostos e suas divindades. Além disso, outra forma de manifestação artística dos astecas ocorreu na arquitetura, com suas grandes e belas pirâmides.
Possuíam avançadas técnicas de irrigação, de modo que sua economia era baseada na agricultura, principalmente no cultivo do milho e do feijão. ... Para melhorar as condições de cultivo e favorecer a produção do excedente o povo maia desenvolveu algumas técnicas agrícolas como a irrigação dos pântanos, os terraços, etc.
A escrita maia consistia num conjunto de glifos altamente elaborados que eram laboriosamente pintados em cerâmica, paredes ou códices de papel, gravados em madeira ou pedra, ou ainda moldados em estuque.
A principal atividade econômica dos maias era a agricultura. Sua principal fonte alimentar era o milho, e também cultivavam cacau, algodão, tomate, batata e frutas.
Os avançados conhecimentos que os maias possuíam sobre astronomia, como eclipses solares e movimentos dos planetas, e sobre matemática, lhes permitiram criar um calendário cíclico de notável precisão. Na realidade são dois calendários sobrepostos: o tzolkin, de 260 dias, e o haab de 365 dias.
Quando se fala da ciência dos Maias existe uma forte relação com a matemática e a astronomia. A grande contribuição desse povo para a matemática moderna foi a criação do número zero. ... O zero era representado por uma concha marinha e eles também usavam pontos de um a quatro riscos que valiam cinco.
Resposta. Os Astecas, Maias e Incas, também conhecidos como povos pré-colombianos (existentes antes da chegada de Colombo), eram bastante ricos em artes, cultura e técnicas agrícolas. ... Os poucos que resistiram acabaram sucumbindo aos novos costumes e cultura impostos pelos “novos donos” da terra.
Resposta. Os maias foram excepcionais astrônomos e mapearam as fases e cursos de diversos corpos celestes, especialmente da Lua e de Vênus. Muitos de seus templos tinham janelas e miras demarcatórias (e provavelmente outros aparatos) para acompanhar e medir o progresso das rotas dos objetos observados.
Os Astecas deixaram para outros povos alguns gêneros alimentícios (dos quais podemos destacar o cacau), a herança genética na América do Norte e América Central e um modelo de organização política que facilitou a colonização.
Os Maias deixaram em monumentos datas importantes, como nascimentos, mortes e ascenções de líderes políticos. Eles fazem menção também a secas e tempestadas, ou ao sucesso e fracasso nas colheitas. Estes registros esculpidos rarearam após o colapso.
Os incas, assim como os astecas, constituíram uma civilização complexa notabilizada pela construção de um enorme sistema de estradas. Essa civilização desapareceu a partir da conquista realizada pelos espanhóis no século XVI.
de 12
Como viviam os maias Os maias viveram primeiramente em aldeias e, mais tarde, em cidades. Suas cidades possuíam grandes templos, pirâmides de pedra, palácios e quadras de jogo de bola. Eles criavam fazendas podando árvores e parreiras em torno da floresta tropical. Cultivavam milho, feijão e abóbora.