Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) Para tirar o DRT pelo MTE é necessário entrar no site http://sirpweb.mte.gov.br/sirpweb/principal.seam e preencher a solicitaçāo de registro profissional. Será obrigatória a apresentaçāo de uma via impressa e assinada.
Assim, se você consultar o seu DRT no endereço acima, e ele não aparecer, existem duas formas de regularizar a situação: ou ligando para o telefone 158 para informar-se, ou dirigindo-se a uma Delegacia Regional do Trabalho. Em São Paulo, a Delegacia está na rua Martins Fontes, 109, 1º andar, centro.
COMO CONSULTAR? NA INTERNET - Acesse o site meu.inss.gov.br - clique em "Extrato Previdenciário (CNIS)". É necessário preencher um cadastro e gerar uma senha de acesso. NO POSTO - O segurado pode pedir o CNIS em um posto do INSS, sem agendamento.
O NIS e PIS possuem o mesmo número, então encontrando um, você descobre o outro.
No campo Número da CTPS irá gerar os 7 (sete) primeiros dígitos do CPF do empregado, e no campo Série os 4 (quatro) últimos números do respectivo CPF.
Número da carteira de trabalho: Informar os 7 (sete) primeiros dígitos do CPF do trabalhador. Série da carteira de trabalho: Informar os 4 (quatro) últimos dígitos do CPF do trabalhador.
Acesso Carteira Digital Para poder utilizar a Carteira de Trabalho Digital, o trabalhador precisa fazer um cadastro no Portal de Serviços do Governo Federal www.acesso.gov.br e preencher um formulário. O cadastro vai solicitar o número de CPF, nome completo, nome da mãe, data e local de nascimento.
Quando o trabalhador for contratado por alguma empresa, basta informar o CPF ao empregador e ele conseguirá fazer o registro em carteira. Ao contrário da versão antiga, a digital não apresenta um número específico. O famoso ato de “assinar a carteira” é feito de forma eletrônica pela empresa por meio do eSocial.
Veja o passo a passo para habilitar a carteira digital:
Atenção: Você pode inserir uma foto sua na Carteira de Trabalho Digital. Para isso, no topo da página, clique onde diz "Editar Foto". Passo 13: Ao final da página, haverá o link "Imprimir Carteira". Clique nele para obter sua Carteira de Trabalho Digital, e poder enviar para seu empregador ou para quem quiser.
Nas carteiras de trabalho mais antigas, o número do PIS não vem escrito nas folhas da carteira, mas era comum a prática de colar a ficha do PIS/PASEP na última folha da carteira de trabalho.