Uma das formas é estabelecer um Planejamento de Cuidados de Enfermagem, que tem a finalidade de:
O plano de cuidados é a resultante da análise do diagnóstico de enfermagem, examinando-se os problemas de enfermagem, as necessidades humanas básicas afetadas e o grau de dependência do indivíduo, da família e da comunidade.
É um plano com orientações feito com o paciente e para o paciente, de acordo com as necessidades diagnosticadas. Ao ser atendido em uma Unidade de Cuidado Integral à Saúde, além da consulta com seu médico, que saberá todo o histórico de saúde, o paciente passará por uma equipe de profissionais de diversas áreas.
O planejamento é a primeira das funções administrativas, por meio do qual o enfermeiro formula projetos, estabelece objetivos e prioridades, a fim de otimizar o serviço de enfermagem e proporcionar assistência de qualidade.
O mínimo de domínio do conhecimento de gestão era necessário para saber gerenciar e organizar o ambiente de trabalho bem como a produção de bens e serviços. ... Assim, a prática gerencial do enfermeiro tem o propósito de organizar, coordenar e controlar com o objetivo voltado para a produtividade do serviço.
Desenvolver um planejamento em saúde é essencial para a organização dos processos e o desempenho das atividades de forma eficiente. Isso inclui a gestão de recursos e equipe, o gerenciamento dos leitos, o atendimento de qualidade, entre outros fatores.
Implementação A implementação é o momento de os profissionais de enfermagem colocarem em prática as ações listadas na fase do planejamento. Em outras palavras, é a assistência que será realizada. Exemplo: administração de medicamentos, realização de higiene do paciente, aferição de sinais vitais, entre outras medidas.
A Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) é uma metodologia desenvolvida a partir da prática do enfermeiro para sustentar a gestão e o cuidado no processo de enfermagem.
SAE é uma metodologia que estabelece um novo paradigma ao trabalho da enfermagem, proporcionando um direcionamento que serve como norteador das ações da equipe.
O enfermeiro atua em diferentes dimensões no seu processo de trabalho, sendo elas, assistir, administrar, ensinar, pesquisar e participar politicamente. ... Conclui-se que as cinco dimensões do processo de trabalho estão presentes, com menos destaque na pesquisa.
A Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) é uma metodologia desenvolvida a partir da prática do enfermeiro para sustentar a gestão e o cuidado no processo de enfermagem.