A Europa Oriental abrigava os países socialistas, onde o estado tinha poder sobre a economia e comportamento, enquanto a Europa Ocidental abrigava países capitalistas a favor do livre comércio. Mesmo depois do fim da guerra, muitas questões próprias de cada país fizeram com que essa diferenciação continuasse.
A queda do Muro de Berlim representou a queda do regime socialista no mundo.
O Leste Europeu ficou marcado pela proposta socialista estabelecida a partir da Revolução Russa e imposta a partir das estratégias de Moscou, capital do Império Soviético. ... Por isso, o socialismo do Leste Europeu ficou conhecido como a 'sovietização' da política e da economia desses países.
O ano de 1991 marcou o fim da União Soviética, que se fragmentou em 15 novas nações independentes. ... A derrubada da estátua de Lênin, líder socialista soviético de 1917, simboliza a queda do socialismo no Leste Europeu.
O fim da União Soviética foi determinado pelo desgaste do sistema socialista, que levou a crises econômicas e políticas, desfazendo o grupo. A União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) teve seu fim em 8 de novembro de 1991.